Em mais de um mês, Ônibus do Idoso realiza 980 atendimentos na capital e Região Metropolitana

Ao todo, 11 bairros de Manaus já receberam a Unidade Móvel, além de Rio Preto da Eva

Com 980 atendimentos realizados para as pessoas idosas na cidade e Região Metropolitana, a Unidade Móvel Itinerante segue com os serviços na sexta-feira (26/08), na comunidade São Sebastião, dentro do campo Suplanzão, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi).

Os serviços oferecidos pelo Ônibus do Idoso contam com escuta qualificada, atendimento psicológico, jurídico e de serviço social, que busca identificar possíveis casos de violação de direitos. Além disso, são disponibilizados pela unidade, fisioterapeutas, enfermagem, técnicos em enfermagem, CadÚnico, programa Idoso Empreendedor, vacina contra influenza, testes rápidos (Sífilis, HIV e Hepatite) e aulão de educação física para reforçar o cuidado da saúde dos idosos.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, ressaltou a importância de levar os atendimentos para os bairros de Manaus, bem como destacou a escuta qualificada em prol dos direitos dos idosos.

“O Ônibus do Idoso oferece um atendimento humanizado. Nós fizemos a entrega desse ônibus para melhor atender os idosos que têm dificuldade de locomoção e isso possibilita que eles sejam atendidos próximo de suas residências com os serviços de fisioterapia, atendimento jurídico, psicológico, entre outros. Aqui realizamos escuta qualificada verificando se eventualmente existe alguma violação de direitos”, disse o gestor.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, informou que o objetivo da Unidade Móvel é levar aos idosos um atendimento eficiente, bem como garantir que os anseios deles sejam atendidos.

“A Unidade Móvel de atendimento oferece serviços psicossociais, massagens, além de atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) que disponibiliza testes rápidos e vacinação. Tem também os atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que leva CadÚnico e Carteira do Idoso. Então, são atendimentos que estão disponibilizados para a pessoa idosa na sua comunidade, de forma que eles não precisem se deslocar para outros órgãos”, ressaltou Luciana.

Atendimentos

A Unidade Móvel possibilita verificar quais as zonas da cidade concentram o maior déficit de atendimento ao idoso e dessa forma, a Sejusc planeja as ações, levando os serviços que efetivamente eles precisam.

A iniciativa é aberta para toda população, mas é deslocada aos grupos próximos para que eles possam realizar além dos atendimentos oferecidos, atividades com aula de zumba e danças proporcionando saúde mental e física para os idosos do estado.

Valeriano Lucas

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close