Em ação inédita, Governo entrega 250 cadeiras de rodas e garante mais dignidade e inclusão a PCDs

Cadeiras foram entregues durante o lançamento do programa Amazonas mais Inclusão, nesta segunda-feira (29/11)

Nesta segunda-feira (29/11), o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejsuc), realizaram a maior entrega de cadeira de rodas da história do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Ao todo, 250 cadeiras foram destinadas a beneficiários da capital, levando cidadania e acessibilidade à população PCD no estado.

Segundo a secretária Mirtes Salles, da Sejusc, esse é o início de uma sequência de entregas, que deve garantir cadeira de rodas a mais de 500 famílias na capital, que esperam há anos pelo benefício.

“Hoje estão sendo feitas entregas de 250 cadeiras do Cadastro Estadual de Cadeiras de Rodas para pessoas aqui da capital. São mais de 500 pessoas aqui da capital que estão sendo contempladas, hoje é uma entrega simbólica, mas nós temos mais de 800 cadeiras adquiridas para a capital e para o interior. Muitas pessoas ficavam amargando durante anos a espera de uma cadeira de rodas. Então hoje, parcialmente, estão sendo entregues as cadeiras de rodas”, afirmou a secretária.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

*Benefício em boa hora* – A entrega das cadeiras de rodas simboliza, para muitas famílias, um recomeço. Como para o Marcos Paulo, 36, que perdeu o movimento das pernas aos 20 anos, após adquirir uma doença chamada Paraparesia Espástica Tropical.

“Primeiramente quero agradecer a Deus por essa oportunidade de ganhar essa cadeira, que eu já estava precisando, estava batalhando, lutando e graças a Deus veio em boa hora, porque, inclusive, eu cheguei aqui e a minha cadeira já estava muito ruim para mim, prejudicando a minha saúde; E eu sentei aqui nessa nova cadeira e eu vi muita diferença. Para mim, agora, é me adaptar melhor nela e veio em boa hora, graças a Deus”, disse.

*Vida nova* – Há anos sem uma possibilidade de locomoção, Régila Paiva, 46, junto com a mãe, Glória Paiva, receberam emocionadas o novo equipamento. Para elas, a possibilidade de receber um novo equipamento representa mais dignidade e qualidade de vida.

“Com certeza veio em boa hora, porque a dela já não servia mais, porque eu tenho que ir para ela ao médico e nós ficamos um tempo sem cadeira, a cadeira dela estava muito ruim para eu sair com ela e veio em boa hora. Eu agradeço de estar recebendo essa cadeira hoje, porque, para mim, vai ajudar muito no transporte dela, em tudo, para a gente ir ao médico e tudo”, afirmou a mãe, Glória.

Um sorriso estampado no rosto traduziu toda a felicidade da filha, que há tempos não tinha acesso a uma locomoção digna. “Vai melhorar mais do que eu precisava. Eu estava acamada e melhorou muito, melhorou bastante”, concluiu Régila.

Related Articles

Check Also

Close
Close