Educação em saúde: FVS-RCP realiza ações educativas de prevenção e orientações em saúde no Porto de Manaus

A mobilização ocorreu nesta quinta-feira (23/06) em virtude da 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (23/06), no Porto de Manaus, zona sul da capital, ações educativas de prevenção e orientações em saúde sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS, além de outras doenças crônicas como a tuberculose.

A mobilização ocorre em virtude da 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins, onde há um aumento de fluxo de pessoas no porto de Manaus, em deslocamento para o município, tornando-se oportuno e necessário ações educativas para promoção da saúde.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, orienta que os cuidados com a saúde merecem atenção neste período de festa realizado em Parintins. “As orientações repassadas pelas equipes técnicas da fundação ajudam na transmissão de informações, para que possamos combater doenças com ações educativas”, destaca Tatyana.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs, na FVS-RCP, Luciana Koba, o foco da ação de mobilização foi voltada para a população que está a caminho de Parintins, por ocasião do Festival Folclórico, que será realizado de sexta-feira (24/06) a domingo (26/06).

“Foram distribuídos panfletos informativos com foco nas pessoas que estivessem em deslocamento para Parintins. Também foi realizado, em pessoas sintomáticas respiratórias, o exame de escarro para detecção de tuberculose, além da oferta de testes rápidos. A ação teve boa adesão e a gente conseguiu êxito no que foi proposto”, afirmou Luciana.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Além da FVS-RCP participam da mobilização a Associação Katiró, Policlínica Cardoso Fontes, Comitê de Controle de Tuberculose no Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), Lara Bezerra, a ação ocorreu de forma integrada com todos os órgãos envolvidos.

“Foi alcançado o público do entorno da feira da Manaus Moderna e do Porto de Manaus, pessoas que estavam indo para Parintins, conseguimos acesso aos barcos com distribuição de preservativos e panfletagem”, detalha Lara.

Related Articles

Check Also

Close
Close