ECP do Tribunal de Contas encerra discussões durante o 2º Painel Internacional

Facebook
Twitter
WhatsApp
A programação do 2ª Painel Internacional, realizado entre os dias 7 e 8 de novembro, proporcionou aos participantes mais um dia de imersão no tema ‘Democracia e desenvolvimento nas dimensões digital e virtual’. Realizado no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o evento contou com a participação de servidores da Corte de Contas, jurisdicionados e sociedade civil.
Em parceria entre a Escola de Contas Públicas (ECP) e a Escola de Direito da Alfa Educação (Fadisp/Unialfa), o encontro acontece após sucesso do 1º Painel Internacional “Direito ao Desenvolvimento Sustentável e a importância da Amazônia no Mundo Globalizado”, ocorrido em 30 de maio de 2022.
Dando continuidade ao evento, o encerramento desta edição do Painel Internacional foi perceptível a necessidade de entender as questões democráticas como um conceito que abrange assuntos para além dos poderes de decisão de uma nação, mas a construção da qualidade de vida da população no presente para vislumbrar outros desenvolvimentos no futuro.
No último dia do Painel, o professor doutor da Universidade de Valladolid (UVa), na Espanha, Enrique Jesus Martínez Pérez, ministrou palestra focada no tema ‘Democracia, Mundialização da Economia e Papel dos Organismos Internacionais’, que abordou o impacto de um estado democrático para o aumento da integração das economias, além do efeito para o mercado e operações financeiras.
O professor doutor da UVa, Enrique Jesus Martínez Pérez, afirmou que sua intenção é agregar conhecimento acerca do assunto e fomentar um debate mais atualizado sobre essas transformações.
“Por ser um assunto atual, mas previsto pelo sistema que todos estamos inseridos, espero trazer para o encontro as tendências da Europa a respeito das mudanças na estrutura do sistema econômico global, considerando seus impactos no consumo e no trabalho”, afirmou o professor doutor, Enrique Martínez Pérez.
A última palestra do evento foi conduzida pelo professor Lauro Ishikawa, coordenador geral dos cursos da Escola de Direito da Fadisp/Unialfa, que trouxe o tema ‘Sustentabilidade, Rede de Soluções e Novo Modelo de Desenvolvimento Humano na Dimensão Digital’.
“Com diversos países avançando no mundo digital, é importante reforçar o processo de busca por um sociedade que prima as questões de sustentabilidade não só pelo impacto ambiental, mas também visando aspectos como justiça e mitigação de problemas sociais por meio do mundo virtual”, concluiu o coordenador geral dos cursos da Escola de Direito da Fadisp/Unialfa, professor Lauro Ishikawa.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS