Dia Rosa soma mais de 10 mil atendimentos em Manaus

No Dia Rosa, promovido pela Prefeitura de Manaus, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram realizados 10.935 atendimentos, além de 207 palestras educativas na intensificação das atividades de combate ao câncer entre mulheres.

saude 1

A mobilização envolveu mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), policlínicas e Unidades Móveis de Saúde da Mulher da rede municipal para atender a população feminina, durante a manhã deste sábado, 17.

Em todas as zonas da cidade – exceto a zona rural, cujos resultados ainda não foram fechados – foram realizados 2671 exames preventivos; 322 mamografias; 1902 exames físicos das mamas; 3192 consultas; 340 consultas odontológicas; 633 exames bucais; 1413 testes rápidos e aplicadas 462 doses de vacina HPV.

A mobilização enfatiza a programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) durante o Outubro Rosa, mês de mobilização mundial em prol da saúde da mulher. ”Esse é o mês no qual as mulheres são chamadas à responsabilidade para a prevenção de sua saúde. E o trabalho desenvolvido pelas nossas equipes nas unidades é caracterizado por uma grande festa da consciência”, destacou Lubélia Sá Freire, subsecretária municipal de Gestão em Saúde.

A estudante Josielle Cristina Saldanha Pinheiro, de 11 anos, foi atualizar seu cartão de vacinação com a segunda dose da vacina contra HPV. Ela falou com propriedade sobre os cuidados que as mulheres precisam ter com a saúde, principalmente para combater o câncer. “Toda menina tem que tomar a vacina para não ter HPV, porque se não prevenirmos logo, nessa idade, talvez quando crescermos, não haja mais chance. A mulher agora tem a oportunidade de se prevenir contra doenças e se não prevenir como fica o futuro?”, indagou.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close