Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência tem apoio de vereador

PESSOA-COM-DEFICIENCIA_ROBERVALDO-ROCHA

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído por meio da Lei de nº 11.133/2005 devido à ação do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), recebe o apoio do vereador Luis Mitoso (PSD), que no decorrer de seu trabalho legislativo vem apresentando projetos que garantem direitos e que visam despertar a reflexão em todos os setores da sociedade, bem como solicitar do Executivo Municipal a efetivação de políticas públicas no atendimento a estas pessoas.

Neste ano de 2014, o parlamentar apresentou três projetos de lei, o PL de nº 81/2014, que dispõe sobre a adoção de prova especial aos candidatos com deficiência visual em concursos públicos em Manaus, já a propositura de nº 100/2014, outra importante proposta, requer atendimento prioritário em todos estabelecimentos comerciais e o PL de nº 141/2014, obriga shopping centers a disponibilizarem painéis orientadores de localização e piso tátil em suas dependências.

Todas as matérias visam tão somente garantir o bem-estar e a qualidade de vida aos que necessitam de prioridades, uma maneira de assegurar direitos elementares como consumidores.

Segundo o último Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 24,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, seja mental, motora, visual ou auditiva, o que corresponde a 14% da população brasileira.

A data foi instituída para despertar na sociedade a reflexão e a busca de novos caminhos para a inclusão destas pessoas.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close