O principal templo da cultura amazonense será palco de um evento inédito, que promete ser um marco para as etnias indígenas do Amazonas. Nos dias 9 e 10 de agosto, a partir das 20h, será realizada a Wiyae – I Mostra de Música Indígena do Amazonas, que contará com a participação de 18 grupos de diferentes etnias de Manaus e de municípios das regiões do Rio Negro e Alto Solimões, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas. Na noite de terça-feira (07/08), parte dos grupos se reuniu na sede da Fundação Estadual do Índio (FEI), no Centro de Manaus, para um ensaio geral.
Utilizando instrumentos como tambores, flautas, maracás e chocalhos, os indígenas ajustaram os últimos detalhes para as apresentações, acompanhados por músicos do grupo Raízes Caboclas, famoso por propagar a cultura amazônica também no cenário internacional.
“Eu acho que nesse projeto a parte mais significante é o fato de nós estarmos acompanhando todos os grupos. Nós somos a banda base dessa mostra musical. Então é, no mínimo, um aprendizado muito grande porque é necessário que a gente entre na dimensão de cada música, para poder fazer um arranjo que venha a somar”, explicou o instrumentista Eliberto Barroncas, integrante do grupo.
