Dia da Luta Antimaniconial: Saúde do Amazonas destaca a promoção no acolhimento aos usuários

Centro de Atenção Psicossocial é um espaço de acolhimento e de cuidado considerado essencial, no tratamento de pessoas com transtornos mentais graves
Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos: Divulgação/SES-AM

O Dia da Luta Antimanicomial é comemorado hoje, 18 de maio. Nesse dia é celebrado a nova proposta de cuidado às pessoas com transtornos mentais a partir do fechamento de manicômios e do movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Silvério Tundis, unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM), realiza diversas atividades voltadas aos usuários como o incentivo na participação em momentos de interação em outros espaços sociais.

O CAPS é reconhecido, como um espaço de acolhimento e de cuidado considerado essencial, sendo referência para tratamento de pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes. A diretora do CAPS Silvério Tundis, Jânglea Campos, fala sobre a importância da mudança ocorrida pela Reforma Psiquiátrica.

“Com a chegada da Reforma Psiquiátrica, foi pensado em uma nova estratégia de atendimento, a partir daí, foi idealizada o Centro de Atenção Psicossocial, que aos poucos foi tomando forma e tornando-se modelo referência de atendimento para todo o Brasil, substituindo o modelo anterior de atendimento, já fracassado e sem perspectiva de melhora dos quadros clínicos de adoecimento mental existentes”, destacou.

Dentre as ações desenvolvidas, o CAPS realiza um trabalho de parceria com as equipes das Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e outros serviços da rede intersetorial, na articulação de acesso às necessidades do usuário nos âmbitos da justiça, educação, assistência social, direitos humanos e de saúde através de encaminhamentos, relatórios e apoio matricial

Fotos: Divulgação/SES-AM

Programação de Maio 

No decorrer do mês de maio, o CAPS promoveu roda de conversa com pacientes, em atividades como “Extra Muro”, com a participação de assistente social, médico, psicólogo da Rede Estadual, estudantes e usuários.

Um dos eventos ocorreu no Parque do Mindu. A atividade levou à reflexão sobre não desistir dos seus sonhos através de uma dinâmica que foi realizada com balões, no qual cada um deveria proteger os seus e não deixar ninguém estourar. E em alusão ao dia de hoje, foi realizada uma roda de conversa “Dialogando sobre o cuidado em Liberdade”.

A programação se estenderá até sexta-feira (19), onde haverá a primeira reunião com os familiares dos usuários da unidade, com o objetivo de proporcionar o acolhimento.

Serviços 

O serviço prestado aos usuários no CAPS inclui: atendimento individual e em grupos, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimento à família, atividades comunitárias, acolhimentos diurnos durante a semana, feriados e finais de semana em alojamentos contendo seis leitos, sendo três leitos masculinos e três femininos, para eventual repouso e observação nos cuidados considerados intensivos e relevantes ao tratamento do paciente em crise, avaliados pela equipe multidisciplinar. O acesso ao CAPS Dr. Silvério Tundis pode ser feito por demanda espontânea; por intermédio de unidade de atenção primária e/ou especializada; e ainda referenciado após atendimento de emergência ou após internação clínica/psiquiátrica.

Atendimento 

O usuário pode procurar a unidade, espontaneamente, ou por meio de encaminhamento de UBSs. O funcionamento é porta-aberta para o acolhimento inicial realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS