Detran-AM moderniza exames de legislação em Presidente Figueiredo

Agora as provas serão 100% digitais, dando mais agilidade ao processo

Desde onten quarta-feira (23/11), o Posto de Atendimento Descentralizado (PAD) do Detran Amazonas, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), passa a contar com prova de legislação de trânsito no formato digital. Até então, os exames teóricos eram realizados em papel. Agora, as provas serão no computador, igual ocorrem em Manaus e em outros municípios do estado. Essa mudança vai aumentar o número de aplicação de provas no município.

FOTOS: Isaque Ramos/Detran-AM

Serão oferecidas mensalmente 480 vagas para o exame teórico. Antes, no sistema em papel, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas conseguia realizar, aproximadamente, 210 exames teóricos a cada 45 dias, com resultados divulgados em torno de 72 horas. Agora, com o sistema digital, ao término da prova, o aluno já terá acesso ao resultado.

“Essa melhoria vai dar mais agilidade para a realização dos exames teóricos de legislação, oferece mais segurança ao processo de correção das provas e abrevia o tempo de entrega da CNH ao cidadão. Isso faz parte da atenção que o governador Wilson Lima tem para modernizarmos nossos serviços no interior do estado”, lembrou Rodrigo Sá, diretor-presidente do Detran-AM.

A estudante Graziela Lima Souza, 18 anos, foi uma das aprovadas na prova digital e compartilhou sua satisfação com o avanço do Detran-AM em parceria com o Governo do Estado.

“Esse avanço nos serviços do Detran facilitam o nosso processo como futuros condutores, foi muito bom e de suma importância essa evolução nos exames de legislação. Estou muito feliz porque vemos que a tecnologia está realmente presente em diversas áreas”, disse.

Além de Presidente Figueiredo, a prova digital no interior também já é realizada em Manacapuru, Iranduba e Humaitá. Sem o sistema digital, os exames só ocorrem quando uma equipe de examinadores do Detran vai ao município. Caso seja reprovada, ela tem que esperar o retorno da equipe, mas com a prova digital o reteste já pode ser marcado no dia seguinte.

FOTOS: Isaque Ramos/Detran-AM

Investimento

Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, de modernizar o atendimento, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Presidente Figueiredo, foi inaugurada a nova sede, que tirou o atendimento de uma pequena sala no mezanino da Rodoviária do município, transferindo-o para um prédio amplo, onde foi possível implantar a captura digital da imagem e biometria, vistoria veicular e, agora, a prova digital de legislação.

“Paulatinamente vamos melhorar o atendimento, a ideia é que nós tenhamos prova digital em todos os postos do Detran nos municípios. Já oferecemos esse serviço no nosso Posto Avançado de Humaitá e, nos próximos dias, vamos inaugurar o Polo de Tefé, que também disponibilizará esse serviço ao cidadão”, afirmou Rodrigo Sá.

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close