Desfile Escolar leva 30 mil, entre público e estudantes, ao Sambódromo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Para um público de mais de 20 mil pessoas, que superou as expectativas dos organizadores, 10 mil estudantes de escolas públicas participaram do Desfile Escolar na tarde da segunda-feira, dia 5 de setembro, no Centro de Convenções do Amazonas (Sambódromo), na zona centro-oeste.

desfile

O evento, organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), marca as comemorações da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, fazendo parte da programação da Semana da Pátria e do Amazonas, que se encerra nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, com o Desfile Militar.

Com quase quatro horas de desfile, estudantes de 236 escolas, a maioria da rede estadual, desfilaram sob a temática “Educação Transformando as Vidas das Pessoas”, prendendo a atenção do público do inicio ao fim. Também participaram escolas da rede municipal de Manaus e, pela primeira vez, escolas do Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru.

“Esse é uma data que deve ser sempre comemorada, porque é quando o Amazonas passa a ter sua autonomia política, e desfiles escolares como este reforçam um sentimento de civismo tanto na juventude quanto na população”, disse o governador em exercício, Flávio Humberto Pascarelli, que representou o governador José Melo na solenidade.

Espírito cívico – O secretário estadual de Educação, Algemiro Lima, ressaltou o espírito cívico dos estudantes e também do público que, de acordo com ele, foi além das expectativas. Para o secretário, apesar das dificuldades financeiras impostas pela crise, as escolas se superaram usando da criatividade e da força de vontade para fazer uma grande apresentação no Sambódromo.

“Eu não tenho duvida de que esta não é apenas uma ação de civismo, mas, sobretudo, uma demonstração de cidadania. O desfile também é alegria, mesmo na crise e com muita dificuldade, este ano estamos fazendo um desfile pé no chão, mas também com o coração”, ressaltou o secretário ao dar como exemplo a redução no número de alunos desfilando, que caiu de 12 mil para 10 mil alunos. Com isso, o número de ônibus para transportar os estudantes reduziu de 200 para 120 veículos.

Ele observou que o número de estudantes desfilando não significou a redução de escolas. Todas participaram. “Reduzimos o tamanho dos pelotões”, frisou. Ainda de acordo com o secretário, o evento da capital não foi o único. Em todos os municípios, as escolas da rede estadual participaram do desfile cívico, mobilizando 589 escolas estaduais e mais de 480 mil estudantes.

No Sambódromo, o espaço das arquibancadas e perto da pista foram ocupados por famílias, com a prevalência de jovens e, principalmente, crianças. A técnica de logística Francenilde Anselmo disse que fez questão de ir com o pai, Elson José Ribeiro, e mais três crianças da família, Maria Ayume e Sara Eduarda, ambas de 6 anos, e Ana, de 3 anos, para assistirem ao evento. “Eu acho que é importante a gente estar sempre trazendo as crianças, que é para eles saberem valorizar o civismo e o amor pela pátria”.

Batalha de Fanfarras – As Bandas Marciais, popularmente chamadas de Fanfarras, honraram a tradição dos desfiles escolares em Manaus com um espetáculo à parte, motivadas principalmente pela Batalha de Fanfarras, concurso realizado com apoio da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) e o Fundo de Promoção Social (FPS) nas redes sociais. A vencedora foi a Escola Estadual Benjamim Magalhães Brandão, que recebeu o troféu de campeã durante o desfile, entregue pelo governador em exercício, Humberto Pascarelli.

A Batalha de Fanfarras consistiu de uma disputa organizada por meio da Fanpage Amazonas Social, do Governo do Amazonas no Facebook. Os vídeos das escolas finalistas tiveram mais de 188 mil visualizações durante a Batalha de Fanfarras no Facebook. A Escola Benjamin Magalhães ganhou por ter tido o maior número de compartilhamento: 2.538.

O vídeo da Escola Estadual Petrônio Portela foi o mais assistido, com 52,608 visualizações. A série Batalha de Fanfarras alcançou mais de 540 mil pessoas no Facebook.

Escolas Militares – Outro destaque do Desfile Escolar foram os Colégios da Policia Militar de Manaus (CMPMs) que encerraram o desfile provocando aplausos do público. CMPM Marcantônio Vilaça, CMPM Waldocke Fricke de Lima, CMPM Áurea Pinheiro Braga, CMPM Eliana de Freitas Moraes e CMPM Evandro Carreira, além do Colégio da Polícia Militar de Petrópolis, integraram o desfile.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS