Deputados eleitos e reeleitos são diplomados pelo TRE-AM

DIPLOMAcaO-DOS-DEPUTADOS-2-571x381

Na manhã desta quinta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) fez a diplomação de 23 dos 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos que integrarão a 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de 2015 a 2018. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Educacional Século, na zona Oeste de Manaus, sob a presidência da desembargadora Socorro Guedes.

O 24º membro da Aleam, que seria o vereador e deputado eleito Francisco Gomes (PSD), não foi diplomado em razão de decisão judicial da ministra Luciana Lossio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aceitou embargo interposto pelo deputado Francisco Souza (PSC) e admitiu o seu registro de candidatura. Com a decisão, a diplomação do último membro do colegiado de deputados estaduais será feita somente quando a questão estiver oficializada.

Na solenidade a que compareceram as principais autoridades estaduais e municipais, destacando-se o governador José Melo e o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, os 24 deputados estaduais eleitos foram os primeiros a receber os diplomas, documento que certifica os escolhidos pela vontade do povo amazonense, seguidos dos deputados federais eleitos, do senador eleito Omar Aziz (PSD) e os dois suplentes, do vice-governador eleito, Henrique Oliveira (SD), e do governador reeleito José Melo (Pros).

A diplomação é o último ato formal antes da posse do candidato no cargo para o qual obteve aprovação popular nas urnas. Na sequência dos atos oficiais, os deputados diplomados terão a cerimônia de posse na Assembleia Legislativa, que deverá acontecer no dia 1º de fevereiro de 2015. A 17ª Legislatura se encerra no dia 31 de janeiro.

Avaliação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), avaliou as mudanças na composição da Casa, lamentando a saída de alguns membros. Para ele, a Casa está perdendo bons quadros como os deputados Arthur Bisneto (PSDB), Marcos Rotta (PMDB) e Conceição Sampaio (PP), que estão indo para a Câmara Federal, assim como os deputados Marcelo Ramos (PSB) e Marco Antônio Chico Preto (PMN) que disputaram a eleição para o governo.

Por outro lado, o presidente aponta que embora não tenham experiência parlamentar, alguns dos novos deputados têm a maturidade política dos movimentos sindicais e populares, como é o caso do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB), do ex-deputado Sabá Reis (PR), além dos mais jovens, como é o caso dos deputados Platiny Soares (PV) que vem do movimento sindical e Frank Bi Garcia (PSDB), ex-prefeito de Parintins.

Os 23 Deputados Estaduais diplomados:

 

Candidato Partido Coligação Votação
JOSUE CLAUDIO DE SOUZA NETO PSD PROS / PSD / PSDB / PSC 60.645
LUIS RICARDO SALDANHA NICOLAU PSD PROS / PSD / PSDB / PSC 38.425
SERAFIM FERNANDES CORREA PSB PSB 36.501
DERMILSON CARVALHO DAS CHAGAS PDT PPS / PDT 29.324
BELARMINO LINS DE ALBUQUERQUE PMDB PMDB / PP / PT / PTB / PRB 28.985
JOSE WANDERLEY DALLAS REI DIAS PMDB PMDB / PP / PT / PTB / PRB 28.297
SIDNEY RICARDO DE OLIVEIRA LEITE PROS PROS / PSD / PSDB / PSC 28.063
ADJUTO RODRIGUES AFONSO PP PMDB / PP / PT / PTB / PRB 27.816
JOSÉ RICARDO WENDLING PT PMDB / PP / PT / PTB / PRB 27.651
PLATINY SOARES LOPES PV PV / PTC 26.987
ALESSANDRA CAMPELO DA SILVA PC do B PC do B 25.361
SINÉSIO DA SILVA CAMPOS PT PMDB / PP / PT / PTB / PRB 25.342
CARLOS ALBERTO DECASTRO ALMEIDA PRB PMDB / PP / PT / PTB / PRB 24.843
DAVID ANTONIO ABISAIPEREIRA DE ALMEIDA PSD PROS / PSD / PSDB / PSC 24.189
ABDALA HABIB FRAXE JUNIOR PTN PTN / PRTB 23.626
JOÃO BOSCO GOMES SARAIVA PSDB PROS / PSD / PSDB / PSC 22.822
FRANK LUIZ DA CUNHA GARCIA PSDB PROS / PSD / PSDB / PSC 22.782
ALCIMAR MACIEL PEREIRA PR PR / PT do B / PSL / SD / PRP 20.908
VICENTE LOPES DE SOUZA PMDB PMDB / PP / PT / PTB / PRB 20.748
LUIZ CASTRO ANDRADE NETO PPS PPS / PDT 19.815
SEBASTIÃO DA SILVA REIS PR PR / PT do B / PSL / SD / PRP 17.870
JOSÉ AUGUSTO FERRAZ DE LIMA DEM DEM / PEN / PHS 15.463
ORLANDO GUALBERTOCIDADE FILHO PTN PTN / PRTB 12.089

 

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close