Conhecedor das dificuldades que a população ribeirinha enfrenta para chegar à área urbana em busca de atendimento médico, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), anunciou que irá destinar recursos oriundos de suas emendas parlamentares para ajudar a financiar as atividades do Barco Hospital São João XXIII, que será inaugurado em dezembro.
“Reconheço a importância dessa iniciativa e, por isso, vou destinar parte das minhas emendas para ajudar na manutenção da embarcação e também para os serviços de saúde que serão ofertados no Barco Hospital São João XXIII. Nosso Estado tem dimensões continentais e, muitas vezes, a população enfrenta muitas dificuldades para conseguir esse acesso à saúde, aos atendimentos básicos”, afirmou.
A unidade hospitalar possui 14 leitos, sendo dez de internação e cirurgia e quatro para recuperação pós-anestésica, salas cirúrgicas, posto de enfermagem, farmácia, sala de coleta e triagem. No hospital fluvial serão ofertados ainda serviços de odontologia, oftalmologia, radiografia, ultrassonografia e mamografia.
A embarcação, que foi adaptada a partir da parceria entre o Governo do Estado, a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, prevê atendimentos em todas as calhas do Amazonas. Mais de 80 profissionais de saúde voluntários devem prestar atendimentos a cerca de 200 pacientes por dia.
O Barco Hospital São João XXIII também possui estruturas de áreas comuns, como banheiros, elevador, cozinha, camarotes e salas administrativas. Para apoio, o barco hospital vai dispor de duas ambulanchas para a remoção e triagem nas expedições, além de possíveis encaminhamentos de urgência para alta complexidade.
A unidade fluvial terá os serviços prestados pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e seguirá o mesmo modelo já utilizado nas duas outras unidades fluviais da fraternidade, que estão sediadas em Óbidos, no Pará.