Deputado Roberto Cidade reivindica realização de provas do Enem em Santo Antônio do Matupi, distrito de Manicoré

Facebook
Twitter
WhatsApp
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), fez uma indicação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para que as próximas aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contemplem o Distrito de Santo Antônio do Matupi, localizado no km 180 da BR 230 (Transamazônica), no município de Manicoré (distante 332 Km de Manaus em linha reta).
Por meio do requerimento nº 3709/2022, o parlamentar justifica que a localidade tem relevante número de jovens em idade para prestar vestibular e que eles precisam dispor de todos os meios existentes para que possam acessar o nível superior.
“Fizemos o encaminhamento ao presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, e contamos com a sensibilidade dele para que os jovens de Santo Antônio do Matupi tenham as mesmas oportunidades para disputar o acesso à universidade”, afirmou. 
De acordo com Cidade, hoje os jovens precisam custear deslocamentos, alimentação e, muitas vezes, hospedagens para que consigam realizar o Enem em municípios próximos, o que acaba por impossibilitareis muitos alunos consigam fazer o exame.
“Essa dificuldade inviabiliza a tentativa de acesso ao ensino superior para muitos. Precisamos incluir Santo Antônio do Matupi entre os locais de aplicação do Enem e oportunizar que esses jovens possam ter maior qualificação profissional. Contamos com a sensibilidade da direção do Inep para que isso aconteça. De nosso lado vamos permanecer vigilantes e reiterando essa solicitação”, reforçou.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. 
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. 
Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS