Defesa Civil testa novo sistema de alerta

Um simulado de alerta nesta quarta-feira, 26, no Mauazinho, zona Sul, reuniu técnicos da Defesa Civil de Manaus, voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). O simulado fez parte dos treinamentos para a operação de nova tecnologia na previsão e alerta de desastres.

MANAUS/AM - 26-08-15 DEFESA CIVIL REALIZA CAPACITAÇÃO PARA NOVO SISTEMA DE ALERTA. FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM.
FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM.

O alerta foi enviado da Central 199, na Compensa, zona Oeste, para os telefones cadastrados no “sistema de alerta de desastres” criado pela UFPA em parceria com a Sudam. Os integrantes do Nupdec que estavam no Mauazinho receberam a mensagem e já planejaram ações como a evacuação de moradores de áreas consideradas de risco geológico, onde segundo o alerta, iria chover acima da média.

Os moradores não tiveram que sair das casas, mas foram orientados sobre a necessidade de uma ação como essa, caso necessário.

O curso do qual o simulado faz parte começou na última terça-feira, 25, e segue até o dia 28. A ideia é capacitar tanto os servidores da Defesa Civil que vão encaminhar o alerta, quanto os agentes dos Nupdecs que vão receber a orientação de observação e riscos.

O módulo de transmissão de alertas é o 3GSX. O sistema envia mensagens padronizadas (chamadas ou sms) para dispositivos móveis de usuários previamente cadastrados. Manaus foi a primeira cidade da região Norte a instalar o sistema.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close