Defesa Civil realiza treinamento de evacuação de emergência em escola municipal

Os alunos e professores da Escola Municipal Raimundo Nonato, na rua Lauro Bittencourt, bairro Santo Antônio, zona Leste, tiveram uma manhã movimentada nesta quarta-feira, 14, com o ‘Simulado de Evacuação de Prédio Escolar’, em caso de incêndio, que mudou a rotina da unidade educacional.

MANAUS/AM - 14/10/2015 SIMULAÇÃO DE INCÊNDIO NAS ESCOLAS E TREINAMENTO DOS ALUNOS EM EVACUAÇÃO DO PREDIO. FOTO: ARLESSON SICSÚ / SEMCOM
MANAUS/AM – 14/10/2015
SIMULAÇÃO DE INCÊNDIO NAS ESCOLAS E TREINAMENTO DOS ALUNOS EM EVACUAÇÃO DO PREDIO.
FOTO: ARLESSON SICSÚ / SEMCOM

A simulação foi realizada pela Defesa Civil de Manaus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ação integrou a programação da Semana Municipal de Defesa Civil, para professores, colaboradores e alunos da escola para a prevenção em uma situação de emergência. O corpo docente e discente estava orientado sobre os procedimentos que deveriam tomar ao ouvirem a sirene de alerta de incêndio.

O treinamento contou com a participação de 15 professores e 220 alunos com idade entre 6 a 12 anos. O destaque da operação foi o tempo que a escola levou para fazer a evacuação total de toda a população interna da escola, de apenas dois minutos, superando às expectativas da Defesa Civil.

“O incêndio leva uma média de cinco minutos para consumir um prédio e nós conseguimos evacuar a escola em um tempo bem menor que isso, o que prova que com treinamento e prevenção é possível evitar maiores tragédias”, disse o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Aníbal Gomes.

De acordo com ele, o objetivo é estender essa prática a outras unidades, e tornar esses treinamentos uma rotina como já é feito em outros países. “Não houve imprevisto e a evacuação foi realizada de forma organizada e coordenada”, completou.

Participação

A diretora da escola, Willene Monteiro Lobato, também destacou o tempo alcançado pela unidade na evacuação do prédio. No ano passado, como ressaltou, a escola participou do simulado pela primeira vez e em três minutos conseguiu evacuar os alunos. No treino de hoje, a gestora disse que houve uma melhoria significativa no tempo, com duração de dois minutos. “O trabalho aqui foi excelente, além de a iniciativa ser muito louvável, porque as crianças ficaram muito interessadas e todos levarão o aprendizado para casa”, assegurou.

O aluno do 5º ano vespertino, Fanuel Rofe do Nascimento, 10, participou da mesma ação, que também foi realizada ano passado, na escola. Para ele, o aprendizado foi importante e levará as informações para familiares e amigos. “Vou guardar (essas informações) para vida toda e agora já sei como agir em caso de algum incêndio. Já conversei com meus pais e meus coleguinhas sobre tudo isso”, relatou.

Na oportunidade, foram convidados cerca de 20 alunos do projeto ‘Desbravadores’, da Igreja Adventista para acompanhar o procedimento na escola.

No próximo dia 20, a gestora da Escola Municipal Raimundo Nonato Pinheiro, receberá o certificado de participação e treinamento de evacuação de prédio escolar. O evento será realizado na sede da Defesa Civil de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close