Debate do TCU atrai gestores do governo do Estado, prefeituras e Câmaras

SONY DSC

Mais de 250 pessoas — entre elas representantes de órgãos da administração direta e indireta do Estado, de prefeituras do interior do Amazonas e de Câmaras Municipais — participaram na manhã desta terça-feira (16) do debate técnico sobre “Governança Pública para o Desenvolvimento Nacional Sustentável”, promovido pelo Tribunal de Contas da União em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no auditório do TCE.

 Com o objetivo de identificar possíveis gargalos na administração pública que dificultam o bom desempenho das organizações, o debate foi conduzido pelo auditor federal do TCU, Cláudio Cruz, que fez uma explanação a respeito de falhas identificáveis nos órgãos públicos, como no próprio TCU, e ainda as iniciativas próprias para solucioná-las, além de abordar o conceito de governança e gestão. “O TCU entendeu que fazer avaliações meramente em conformidade não produzem resultados duradouros e passou a se aprofundar nas causas recorrentes dos problemas, na raiz, para tentar aperfeiçoar a administração pública. Existem princípios no funcionamento na engrenagem das organizações que se bem coordenadas podem contribuir para a melhorar de modo geral“, comentou.

 O TCU disponibilizou um questionário on-line para que os gestores preenchessem e apontassem falhas perceptíveis diariamente, mas que não são mensuradas porque não são quantificadas. A partir desse levantamento nacional, segundo Cláudio Cruz, será possível trabalhar na melhoria, desenvolvendo melhores práticas para todo o país. “O questionário vai nos ajudar a enxergar melhor os problemas.O resultado é certo e a médio e longo prazo”, comentou, ao informar que até agora 11,6 mil convidados já participaram dos debates realizados este mês em todo o país, sendo que mais de três mil gestores já abriram os questionários e estão respondendo.

 O coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP), conselheiro Érico Desterro, que abriu as discussões, elogiou a postura do TCU em procurar difundir a cultura da autoavaliação e a busca de melhorias e colocou o TCE-AM à disposição para contribuir com o trabalho de difusão.

No final do evento, os participantes tiraram dúvidas  com o palestrante a respeito da grande pesquisa e se comprometeram em participar do levantamento nacional.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close