Cultura amazônica ganha destaque em concerto de Natal

 

Com o tema “Natal com + amor”, o tradicional espetáculo de Natal do Governo do Amazonas, realizado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS), estreia no dia 17 de dezembro. O concerto será apresentado em duas sessões, às 18h e 20h, e acesso gratuito.

O diretor-geral Jorge Kennedy adianta que o concerto despertará o sentimento de identificação na plateia. “O público vai se sentir representado no palco. O menino Jesus vai chegar trazido por todos os amazonenses”, afirma o diretor. “Ao todo, serão dez récitas, com uma hora de duração, duas acontecerão no dia da estreia e a última no dia 23 de dezembro”.

O “Natal com + amor” vai destacar os personagens da nossa cultura, assim como os ritmos da região. “Vamos referendar as personagens da cultura popular, as lendas, a fauna; e os nossos ritmos, vamos ter boi-bumbá, ciranda e o gambá. Será um passeio pela Amazônia”, afirma Kennedy.

Tiago Oliveira, responsável pelo texto e direção teatral, reforça que o espetáculo será um resgate da cultura popular. “Criamos uma história regional na qual a personagem principal é a menina Ceci, que mora no interior do Estado e que tem muito contato com a natureza. Ela sonha encontrar uma estrela e terá ajuda de seus amigos da floresta para realizar esse desejo”, diz.

Os amigos são um boto, que se transforma em criança e que representa o elemento água; uma sumaumeira, que representa a terra; e um filhote de uirapuru, representante do ar. “Nessa aventura, temas do imaginário caboclo serão intercalados com os recortes para a história bíblica do nascimento de Jesus”, afirma Tiago.

O elenco de “Natal com + amor” terá cerca de 130 pessoas, entre bailarinos, cantores, atores; além da orquestra. Será formado pelos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, profissionais dos Corpos Artísticos do Amazonas, profissionais dos corais, além dos convidados que serão selecionados nas audições.

 Até sexta-feira (1º), serão realizadas as Cantatas de Natal, a partir das 18h, no Largo São Sebastião. A programação contará com Coral Vozes da Caixa Econômica, Coral da Sefaz, Coral da CMM, Coral João Gomes Junior, Coral Musikart e Coral Harmonia em 5.

Os parques Cajual, Mestre Chico, Liberdade e São Raimundo, além do Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, também receberão atividades culturais em seus espaços. Este último contará ainda com Feira Criativa Natalina e Gastronômica.

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close