Uma longa jornada de quase seis meses de Porto Alegre (RS) até Belém (PA) e de balsa para Manaus. O ciclista britânico Andy Smith, que está fazendo uma turnê de bicicleta pelas sedes da Copa do Mundo no Brasil, chegou a Manaus nesta quinta-feira, 12 de junho.
Ao chegar ao Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus, o britânico falou com jornalistas sobre a experiência de pedalar mais de 8 mil quilômetros pelo Brasil. O ciclista irá acompanhar o jogo Inglaterra e Itália, no próximo sábado, na Arena da Amazônia, e se mostrou confiante em um resultado positivo do time inglês.
Smith gostou do que viu no Brasil e ressaltou a diversidade da cultura brasileira. “É muito difícil escolher uma cidade preferida, mas eu diria que são diferentes. Cada uma tem diferentes culturas”, disse.
O ciclista inglês deixou o emprego de gerente contábil na cidade de Borough, Inglaterra, e resolveu pedalar pelo Brasil. A jornada teve início em 21 de janeiro, em Porto Alegre, passou por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza, chegando agora a Manaus.
Fã de futebol, o ciclista de 35 anos conta a maior motivação para fazer a jornada: “Desde que foi anunciado que o Brasil sediaria a Copa de 2014, eu pensei nessa ideia. Este é um país fascinante, rico em cultura e de uma beleza incrível, e ainda tem o futebol”, explicou.
Solidariedade – Além de aventureiro, Andy também é solidário. Em sua página na web (smudgersambacycle.org) ele arrecada fundos em benefício a instituições que possuem projetos de inclusão para crianças e adolescentes de baixa renda ou que sofrem com questões de violência, drogas, discriminação, deficiência física e mental e pessoas soropositivas.