Conselheiros aprovam nova política de comunicação institucional do TCE-AM

Para contribuir com uma atuação mais eficiente, com maior agilidade e transparência na divulgação de informações, os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aprovaram a instituição da Política de Comunicação Institucional da Corte de Contas. A aprovação aconteceu de forma unânime durante a 32ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, na manhã desta terça-feira (30).
A política de comunicação institucional terá como foco a construção de diretrizes básicas para gestão, coordenação, uso e acesso às ferramentas comunicacionais já em execução na Corte de Contas e/ou que ainda podem ser implementadas, especialmente levando-se em conta a evolução nas tecnologias da comunicação, de modo a dotá-las da segurança necessária quanto à acessibilidade, informação, confidencialidade, entre outros.
“O uso das ferramentas comunicacionais implica em acesso às informações estratégicas da Corte de Contas, até mesmo por isso precisamos garantir a segurança da informação e acesso aos dados. Outro ponto, também de fundamental importância, tem a ver com o respeito aos ditames constitucionais, especialmente os princípios da publicidade e transparência, em especial ao disposto na Lei n° 12.527/2011 que regulamentou o direito às informações públicas”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.
A decisão de instituir uma política de comunicação também segue determinação do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), além da necessidade de normatizar o uso das ferramentas comunicacionais do TCE-AM, conforme destacou o conselheiro-presidente Érico Desterro.
Fortalecimento da comunicação
Responsável pela Comunicação Institucional do TCE-AM, a Diretoria de Comunicação Social (Dicom/TCE-AM) será a responsável por executar as diretrizes do novo plano de comunicação.
Para o jornalista e diretor de Comunicação do TCE-AM, Elvis Chaves, o novo plano de comunicação institucional deve potencializar as atividades informacionais já executadas pela Diretoria.
“A Comunicação Institucional é uma das principais ferramentas para articulação da relação entre a Corte de Contas e a sociedade em geral, portanto fica mais que evidente a necessidade de uma política bem planejada e bem executada, é o que tentamos realizar diariamente na Dicom”, destacou o diretor de Comunicação do TCE-AM, Elvis Chaves.
A Diretoria administra diversas ferramentas comunicacionais e de informações, entre elas o portal institucional, por meio do endereço virtual www.tce.am.gov.br; a Rádio TCE-AM; a Web Rádio Falando de Contas, além de produções audiovisuais diárias, que são publicadas nas redes sociais do TCE-AM, como YouTube, Instagram e Facebook.

Valeriano Lucas

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close