Consciência Negra será homenageada com programação social, cultural e de saúde

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o Movimento Negro, realiza, a partir do dia 8 (domingo) de novembro, programação em comemoração ao mês da Consciência Negra com atividades sociais, culturais e de saúde. O objetivo é informar, provocar reflexão e atender a população.

negra

A abertura será no próximo dia 8, às 8h, na Escola Estadual Luizinha Nascimento (avenida Tarumã, s/nº, Praça 14, zona centro-sul). No local, será realizada uma ação de cidadania com encaminhamentos para emitir Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho e de consulta oftalmológica. Das 12h às 18h, no Quilombo Urbano São Benedito (avenida Japurá, s/nº, Praça 14, zona centro-sul), acontecem amostras da cultura afro, de música, dança, culinária e artesanato.

No dia 14 (sábado), será realizado um mutirão de saúde à população negra com vários atendimentos médicos das 7h às 16h, na paróquia São Geraldo (avenida Constantino Nery, s/nº, São Geraldo, zona centro-sul) e a exibição do filme “Pedra da Memória”, às 15h, no terreiro São Lourenço (rua 22, nº12, conjunto Oriental, Parque Dez, zona centro-sul).

De 16 (segunda-feira) a 18 (quarta-feira) deste mês, acontece a Semana da Consciência Negra “O Movimento Negro e as Políticas Brasileiras”, das 8h às 16h, no auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Ufam (avenida General Rodrigo Octávio, nº 6.200, Coroado 1, zona leste).

E de 17 (terça-feira) a 19 (quinta-feira), das 19h às 22h, a Ulbra realiza a X Jornada do Curso de Psicologia com o tema “Intercultura, Gênero e Etnia: Diálogos Transversais e Multidisciplinares na Academia e Formação Profissional”.

Para quem gosta de ir ao Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul), no dia 18 (quarta-feira), às 20h, inicia o Festival de Cultura Negra 2015 com a 4ª edição do Personalidades Negras. Serão homenageadas várias pessoas nas categorias: Quilombo, Grupo de capoeira, Juventude Negra, Mulher no movimento, Projeto na Escola, Diversidade cultural e cidadania e Sacerdotes (as). Vários cantores amazonenses vão se apresentar no evento com o show “Cantos Negreiros”.

No dia 19 (quinta-feira), acontecem três atividades que iniciam às 15h com uma caminhada nas ruas do bairro Compensa (zona oeste). A concentração será no Centro Desportivo do bairro (CDC) na rua Belo Horizonte. Às 18h, “Os avanços e desafios da mulher negra no Amazonas” serão tema de roda de conversa na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA – avenida Djalma Batista, nº 2.470, Chapada, zona centro-sul). No mesmo horário, acontece o Centenário do Samba na rua Pintasilgo, nº100, Cidade Nova, zona norte.

‘Caminhada Zumbi’ – Na data em que se comemora a Consciência Negra, dia 20 (sexta-feira), a programação começa com a “Caminhada Zumbi” às 15h. A partida será da Praça Heliodoro Balbi, passa pelas avenidas Sete de Setembro e Gabriel Salgado até chegar no Paço da Liberdade, onde serão realizadas várias atividades paralelas, como a abertura da Campanha dos Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e uma seresta em comemoração aos 19 anos de existência do Conselho Estadual do Idoso (CEI).

Para encerrar o mês da Consciência Negra, acontecerão no dia 29 (domingo), das 15h às 21h, no anfiteatro da Ponta Negra, várias atividades culturais, dentre elas apresentações de artistas musicais e de dança, exposição de pinturas e de orixás, além de oficinas de capoeira, turbantes e bonecas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS