Comitiva do Governo da Alemanha conhece Sistema de Meio Ambiente do Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Divulgação/Sema

Uma comitiva formada por representantes do Governo da Alemanha esteve em visita às instalações do Sistema Estadual de Meio Ambiente do Amazonas, nesta segunda-feira (21/11), em Manaus. Na oportunidade, o grupo buscou conhecer os desafios e os projetos desenvolvidos pelo Governo do Amazonas com apoio alemão.

Fizeram parte da comitiva membros diretos da presidência da Alemanha, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada da Alemanha em Brasília. Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a visita é importante para estreitar laços de cooperação com o país.

“O Governo do Amazonas tem uma parceria de longa data com o Governo Alemão. Nós tivemos uma conversa muito boa com a comitiva alemã na COP do Egito e a gente espera que, para os próximos anos, esse relacionamento se estreite cada vez mais, para que os recursos sejam mais eficientes, para apoiar não só o monitoramento, comando e controle, mas acima de tudo novas matrizes produtivas”, pontuou.

FOTOS: Divulgação/Sema

A delegação visitou, primeiramente, a sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), construída com recursos do Governo da Alemanha, por meio da Cooperação Financeira Oficial Alemanha-Brasil, para execução do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical do Estado do Amazonas (Profloram).

O projeto Profloram é o mesmo que, atualmente, remunera mais de 230 brigadistas florestais em 12 municípios, para auxiliar no combate às queimadas no interior do estado. Após visitar a sede da Sema, o grupo conheceu o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

“É sempre importante receber uma delegação internacional, porque a gente divide a experiência do Estado com outros países e essa troca enriquece. Cria-se também uma expectativa de ampliação do apoio institucional e desenvolvimento de novas parcerias, como no caso da Alemanha, que já aportou muito recurso no Estado”, ressaltou o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

“É muito importante que o Governo alemão venha conhecer o trabalho que o Governo do Amazonas está fazendo para combater as ilegalidades ambientais e, ao mesmo tempo, dar alternativas para redução da pobreza das nossas populações, em especial, do interior do Estado. O que destacamos com esse parceiro que tem financiado muitas das nossas agendas é que, além de investir em comando e controle, é preciso gerar uma economia pujante que mantenha nossos recursos naturais funcionando”, finalizou Taveira.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS