Comitê transfusional do Hemoam reúne com representantes de hospitais para tratar de segurança e qualidade do sangue

Encontro abordou diversas práticas para o uso racional do sangue e a qualidade do produto desde a coleta até a transfusão.
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) sediou nesta semana uma reunião do Comitê Transfusional para tratar de segurança e qualidade em todos os processos que envolvem o ato transfusional em Manaus.

O encontro reuniu representantes dos maiores hospitais públicos da capital, João Lúcio, Hospital 28 de Agosto, Platão Araújo, além da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e a Vigilância Municipal, Visa Manaus.

Para a diretora-presidente do Hemoam, a médica hematologista, Socorro Sampaio, a transfusão de sangue é um procedimento muito sério e quem atua nessa atividade precisa estar alinhado com as boas práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

“Até chegar ao paciente, o sangue passa por várias etapas e essas etapas requerem um bom alinhamento. Dentre essas etapas também se incluem os doadores. Só é possível ter sangue de qualidade se o doador também estiver bem de saúde”, ponderou.

O Comitê também destacou sobre as notificações na plataforma Hemosys AT, sistema pelo qual são controladas todas as requisições de bolsas de sangue e o consumo pelos hospitais, além das notificações sobre reações transfusionais.

“O Sistema está sendo atualizado e todos os envolvidos estão sendo convidados para entenderem as atualizações e também para reforçarmos práticas que direcionam para um uso mais consciente e eficaz dos derivados do sangue nos pacientes”, destacou o diretor da Hemoterapia do Hemoam, dr Sérgio Albuquerque.

Manual Transfusional

No próximo encontro do Comitê Transfusional, que deve acontecer no próximo mês, o colegiado deve aprovar um “Manual Transfusional”, onde estão atualizados os procedimentos para o uso racional do sangue. “O manual será um marco para a hemoterapia do Amazonas, pois ele será embasado no que a ciência considera de mais moderno nesse segmento”, assegurou Albuquerque.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS