Comissão da Câmara vai intensificar combate a crimes ambientais em 2016

Facebook
Twitter
WhatsApp
MANAUS, 10/06/15 PRESIDENTE DA COMISSAO DE MEIO AMBIENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADOR EVERALDO FARIAS (PV) DEBATE COM ORGAOS AMBIENTAIS O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES IRREGULARES DE LIXOES E LIXEIRAS VICIADAS ESPALHADAS PELA CIDADE. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Debater questões como crime ambiental estará na pauta da Comissão de Vigilância Permanente da Amazônia e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (Compivama/CMM) em 2016. Foi o que assegurou o presidente da Comvipama, vereador Everaldo Farias (PV), quando fez um balanço dos trabalhos realizados ao longo de 2015, garantindo manter o ritmo das atividades da comissão. “O próximo ano será um desafio para a comissão pela responsabilidade de não deixar diminuir o ritmo de trabalho e concretizar algumas ações”, reforçou o parlamentar.

MANAUS, 10/06/15 PRESIDENTE DA COMISSAO DE MEIO AMBIENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, VEREADOR EVERALDO FARIAS (PV) DEBATE COM ORGAOS AMBIENTAIS O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES IRREGULARES DE LIXOES E LIXEIRAS VICIADAS ESPALHADAS PELA CIDADE. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

De acordo com Everaldo Farias, o Fórum Permanente de Prevenção a Crimes Ambientais’, uma iniciativa do próprio parlamentar, criado por meio do Requerimento n° 3.589/2015, tem a finalidade de planejar, coordenar e executar medidas de combate a crimes, e já foi aprovado na Casa Legislativa.

“A comissão vai trabalhar na mesma velocidade, e agora com mais um foco — o fórum de combate a crimes ambientais. É uma forma de integrar os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização ambiental nas esferas federal, estadual e municipal”, enfatizou Farias.

O vereador destacou, ainda, que, nas audiências do fórum, também será debatida a questão dos resíduos das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “O parque industrial deve ser inserido nas discussões municipais, até porque existem vários bairros no entorno. Para isso, já contamos com o apoio da Suframa e Federação das Indústrias para discutir essa questão dos resíduos das empresas”, completou Everaldo Farias.

Prestação de contas

Na avaliação de Everaldo Farias (PV), a Compivama foi bastante atuante ao longo de 2015, e que, desde 2013, tem realizado um intenso trabalho com reconhecimento da sociedade e da mídia local e nacional, ao acrescentar que um dos pontos em destaques na imprensa, a época, foi a questão da poluição sonora. “A partir de então demos início a uma série de discussões às problemáticas da cidade de Manaus”, disse ele.

Entre os diversos temas discutidos no seio da comissão, o presidente destacou a clandestinidade das empresas de limpa-fossas, os problemas dos condomínios, e a questão dos animais. “As problemáticas que, antes não tinham legislação como atendimentos aos animais, hoje, já se tem as Unidades Móveis de Atendimentos a Animais, conhecidas como ‘carretas dos animais’. Isso foi um grande avanço neste ano, fruto de discussões passadas”, frisou o parlamentar, lembrando que Manaus é a única capital do Brasil que oferece esse tipo de atendimento.

Além disso, a Casa ganhou destaque na mídia nacional pelas discussões em torno do combate às lixeiras clandestinas. “São ações que engrandecem este Poder pelo apoio e trabalho da comissão de Meio Ambiente, e quem ganha com isso, é a sociedade manauara”, disse Everaldo, citando outros importantes temas debatidos na comissão, como a zona portuária, limpa-fossas clandestinas e invasões de terras na cidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS