O Governo Federal vai incluir a construção do terminal de passageiros do aeroporto de Eirunepé no pacote de obras que será iniciado no início do ano que vem. A garantia foi dada pelo diretor de investimentos da Secretaria Nacional de Aviação, Eduardo Bernardi, durante reunião com o senador Plínio Valério, que teve um encontro com o prefeito do município Raylan Barroso, nesta terça-feira, 15 de outubro, para tratar dos detalhes da obra.
O terminal de Eirunepé seguirá os padrões do terminal moderno que está sendo construído em Coari. O orçamento é de R$ 8,7 milhões, sendo que R$ 2,5 milhões virão da cota de emendas do senador Plínio Valério para que as obras se iniciem já no ano que vem.
Entre as garantias, está a criação de um vôo noturno e a melhoria da pista do aeroporto. “A construção do terminal será a redenção para nossa região, pois o terminal atual não tem qualquer infraestrutura para acomodar os passageiros”, disse o senador.
A Prefeitura se comprometerá a construir o estacionamento do aeroporto enquanto o Comando da Aeronáutica será responsável pela execução da obra do terminal de passageiros. Durante seu encontro, Raylan Barroso e Plínio Valério falaram sobre a execução do projeto arquitetônico e das obrigatoriedades de ambas as partes, para a conclusão do projeto.
“Para garantir a celeridade no processo, nós elaboramos o projeto muito rapidamente e nos movimentamos muito em busca desses recursos, tudo com a ajuda do senador Plínio, homem comprometido com o interior do nosso estado, que além de nos ajudar com os trâmites, ainda nos destinará essa emenda”, afirmou Raylan.
Vale lembrar que na última semana foi instalado um aparelho de raio X e um detector de metais, no atual terminal de passageiros. O empenho do valor da obra deve ocorrer até o mês de novembro de 2019.