O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, ontem (09/09), da abertura da VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus. O evento conta com apoio para o acesso ao crédito rural, cursos de capacitação, e ações voltadas ao acesso às novas tecnologias para as 22 cadeias produtivas prioritárias e bubalinocultura.
A Feira vai até domingo (13/08), e também conta com um estande de serviços, exposições de projetos e programas da Sepror, e de suas unidades vinculadas: Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
O secretário-executivo de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider, afirma que o Governo do Amazonas contribui desde a primeira edição da Feira de Agronegócios da Nilton Lins.
“Estamos com todas as nossas unidades vinculadas – ADS, Idam, Adaf – e também a Sepror, sempre presente em todas as edições. É muito importante a realização desse evento para Manaus e para o nosso Amazonas, estaremos sempre aqui no evento para somar”, ressalta Airton.
A VII Feira de Agronegócios tem como finalidade movimentar o mercado com oportunidades para o agricultor e empreendedor rural, promovendo debates sobre assuntos de agronegócios, trazendo cursos e palestras para alunos e interessados neste ramo. O evento vai contar com exposição de animais, de vendas e mostras de agroprodutos e máquinas agrícolas, provas de três tambores, torneios equestres e leilões. Além da diversidade das feiras gastronômicas e os shows musicais para o público durante os cinco dias de duração.
De acordo com o empresário e idealizador do evento, Nilton Lins Júnior, o Governo tem dado apoio técnico para que o evento seja um sucesso. “Tenho só que agradecer a todos, a Feira está sendo um sucesso. A entrada é franca, e venham prestigiar esse grande evento que vai ocorrer até o domingo”, diz Nilton.
Cursos
Os técnicos do Sistema Sepror ministrarão cursos até sexta-feira (11/08), com assuntos diversos voltados ao produtor rural, estudantes e público interessado do assunto como: Boas Práticas de Manejo na Piscicultura, Liderança e Técnicas de Gestão no Associativismo e Cooperativismo na Agricultura, Produção Sustentável e a Importância dos Alimentos Orgânicos e Agronegócios, Agronegócio Feminino, Administração de Pequenas Propriedades Rurais, Energias Renováveis: Levando Água ao Homem do Campo, entre outros.
Coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror, os dias e horários dos cursos estão disponíveis no site da Sepror e no Instagram @seproramazonas.
I Encontro de Bubalinocultores do Amazonas
E no sábado (12/08), o Governo do Amazonas, por meio da Sepror, participará do 1º Encontro de Bubalinocultores do Amazonas. O Evento iniciará as 9h, na sala de aula do hospital veterinário (649), dentro da programação da VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins.
O 1º Encontro de Bubalinocultores é uma realização da Associação de Criadores de Búfalos do Amazonas (ACBA), com apoio da Sepror e FAEA, e tem o objetivo de fortalecer a bubalinocultura, com a presença de criadores dos municípios da bacia leiteira, como Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itacoatiara e Parintins.
Crédito rural
A Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) também estará com um estande para atender os produtores rurais que buscam o acesso ao crédito rural, a partir das 17h, durante os cinco dias de evento.