Com apoio da Prefeitura, estudantes se unem para revitalizar paradas de ônibus no Centro

 

parada1

Alunos do curso de Marketing da Uninorte uniram forças e reformaram duas paradas de ônibus na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade, próximo ao prédio onde estudam. A iniciativa recebeu o apoio da Prefeitura de Manaus que, por meio de seus diversos órgãos, marcou presença na ação, neste fim de semana.

“A ideia surgiu da dificuldade que enfrentávamos todos os dias no uso dessas paradas, principalmente à noite. Nos dois locais, a sujeira e o mau cheiro imperavam, sem falar da insegurança. Nada ali era visualmente agradável, tinha odor, lâmpada quebrada e até morador de rua usando o abrigo como casa”, explicou uma das coordenadoras da ação, Danielle Conceição.

Com o apoio dos professores, eles criaram o Projeto “Parada Limpa- esse papel também é seu” e foram em busca de parceiros para tocar a iniciativa. Quando chegaram à Secretaria Municipal do Centro (Semc), foram muito bem recebidos e iniciaram um trabalho de cooperação com a Prefeitura de Manaus. “Quando vimos que poderíamos contar com a ajuda do poder público, nós os animamos muito e caímos de cabeça. Por isso, o projeto foi esse sucesso todo”, conta Bárbara Nascimento, uma das estudantes.

As ações começaram com um trabalho de sensibilização dos camelôs que ocupam a calçada. Todos passaram por treinamento para melhorar seus produtos e as condições de higiene das bancas. O segundo passo foi uma caminhada pelas ruas e avenidas do Centro para pedir a ajuda da população quanto à limpeza e a manutenção das paradas e da cidade como um todo. A ajuda dos “Garis da Alegria”, da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) foi fundamental.

“A mensagem que nós queremos deixar é que a população faça a sua parte. O que estamos fazendo aqui é uma demonstração de cidadania. Manaus é uma cidade muito bonita, mas para que ela fique em primeiro lugar em limpeza é preciso que as pessoas parem de jogar lixo no chão, é preciso mudança de hábito. Se cada um se conscientizar, Manaus mais bonita vai ficar!”, cantarola Rose Gemaqui, Gari da Alegria.

O terceiro e último passo foi a lavagem e reforma dos abrigos, além da pintura do muro do Hospital Beneficente Portuguesa, realizadas neste sábado, 8. Telhas foram trocadas, a parte elétrica das paradas refeita, as estruturas metálicas e de concreto receberam pintura esmaltada. Além disso, o muro ganhou figuras com mensagens educativas em toda a sua extensão. Apesar dos transtornos para os usuários, quem viu o trabalho dos universitários ficou satisfeito.

parada2

“Essa garotada está de parabéns! Eu me surpreendi quando vi esse monte de jovem lavando, pintando… que coisa linda! Espero que as pessoas ajudem conservando, mantendo isso aqui sem pichação e sem lixo”, comentou o autônomo Fábio Arruda.

Para o secretário do Centro, Glauco Francesco, iniciativas como essa são muito bem vindas e contarão sempre com o apoio da prefeitura. “Esses estudantes estão dando um belo exemplo para toda a sociedade, colocando a mão na massa, mostrando que com a ajuda de todos, podemos ter uma cidade muito melhor para se viver. A prefeitura não vai medir esforços para requalificar todo o Centro e, ajudas como essa, só vêm somar e agregar valor ao nosso trabalho”, explica.

Ao todo, sete secretarias participaram do projeto. Além da Semc, que coordenou as ações, participaram de todo o processo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Semulsp, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

O Hospital Beneficente Portuguesa e algumas empresas privadas também apoiaram a iniciativa.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close