CMM aprova PL que isenta doadores de sangue da taxa de inscrição em corridas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Hemoam2

Doadores de sangue terão isenção no pagamento de taxa de inscrição nas corridas em Manaus, é o que estabelece o Projeto de Lei (PL) 469/2013 da vereadora Glória Carratte (PSD), aprovado em segunda discussão, nesta terça-feira (5) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O PL segue para sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).

A isenção da taxa, conforme a proposta fica condicionada à comprovação de três doações consecutivas de sangue para homens e duas para mulheres em um período de 12 meses anteriores a data das corridas, a qual deverá ser feita por meio da apresentação de documento expedido pela entidade coletora, onde deverá constar o nome do doador, o CPF e os dados referentes à doação que serão apresentados no ato da inscrição da corrida.

Para a vereadora, o incentivo à doação de sangue, se justifica pelo déficit de doadores nos Hemocentros no Brasil. “Ocorre que, a nossa sociedade não tem a cultura de doar sangue regularmente, o que ocasiona perda de vidas que poderia ser evitada. São várias as demandas para a captação de sangue: acidentes, portadores de hemofilia, leucemia e anemias”, completou Glória Carratte.

“A conscientização da importância da doação e a desmistificação do tema seriam fundamentais para que mais pessoas doassem sangue espontaneamente”, reforçou a vereadora, que é adepta da corrida. “É importante que o Poder Público crie incentivo de natureza não pecuniária, para que a população em geral, ou algumas categorias em especial, sejam encorajadas a doar sangue, fomentando este hábito”, concluiu Glória.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS