‘Cinco Semanas em um Balão’ leva aventura, diversão e fantasia ao Teatro Amazonas

Montagem será encenada nesta terça (5) e quarta (6), às 11h, dentro do 7º Festival Música na Estrada; sessões estão abertas para turmas de escolas mediante agendamento

Uma viagem pela África se transforma numa jornada de aventura, diversão e fantasia no espetáculo teatral “Cinco Semanas em um Balão”, que ganha o palco do Teatro Amazonas em duas apresentações gratuitas nos dias 5 e 6 de dezembro, às 11h, dentro da agenda do 7º  Festival Música na Estrada. As sessões estão abertas para o agendamento de turmas escolares, mediante contato pelo email cpedagogica@cultura.am.gov.br.

O Festival Música na Estrada é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com correalização da Kommitment Produções Artísticas e da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC). O Festival é apresentado pela Caixa Seguradora, conta com patrocínio máster do BNDES e patrocínio da instituição de ensino superior Estácio.

Baseada no clássico de Júlio Verne, publicado no século 19, a montagem da Sabre de Luz Teatro (SP) narra as peripécias de um explorador que se dispõe a cruzar o continente africano a bordo de um balão.
O enredo clássico ganha vida num espetáculo teatral cheio de fantasia e humor, explorando elementos do teatro, da performance e da dança contemporânea para compor uma peça que estimula a imaginação e cativa crianças de todas as idades.

“Desenvolvemos o espetáculo dentro da linguagem da Sabre de Luz Teatro, com imagética, dança e música”, explica Joyce Salomão, que assina a direção e o texto da adaptação para o teatro, na qual ainda atua ao lado dos atores Cristiano Salomão e Nino Belucci. A proposta da montagem, ela complementa, é a de “levar uma grande história, com conteúdo, para as crianças até os adultos”.

Primeira da série de “Viagens Extraordinárias” de Verne, “Cinco Semanas em um Balão” (1863) já traz as marcas registradas das obras do escritor francês: a imaginação e o fascínio pelo conhecimento. Essa foi uma das razões que levaram a Sabre de Luz a investir em sua primeira adaptação da literatura verniana para os palcos.

“É um autor extremamente rico na questão da descoberta. Os textos dele são atuais para todos os públicos”, comenta ela, assinalando a boa recepção da peça entre espectadores de todas as idades. “Os jovens amam a literatura de Verne, pois falamos de ciência, de descobertas científicas, de geografia, de geologia. Os adultos também amam o espetáculo. E tudo isso a gente deve ao autor”.

Aventura no palco – “Cinco Semanas em um Balão” narra a história do Dr. Samuel Fergusson, que constrói um balão de hidrogênio com um propósito ousado: fazer uma viagem pelos ares sobre a África, de Leste a Oeste, saindo de Zanzibar, na Tanzânia, até o Senegal. Ele parte acompanhado de um amigo, o aventureiro Dick Kennedy, e do fiel criado, Joe, e os três vivem uma jornada cheia de perigos, imprevistos e paisagens incríveis.

No palco, a aventura é protagonizada por Cristiano Salomão, como o Dr. Fergusson, ao lado de Nino Belucci, como Dick Kennedy, e Joyce Salomão, como Joe. Além do texto fiel à obra de Verne, a montagem traz uma encenação marcada pelo trabalho corporal e uma cenografia lúdica, com efeitos à base de fumaça, luz e sons, estimulando a imaginação dos jovens espectadores. A trilha musical é de Gustavo Barcamor.

Como os livros de Verne, “Cinco Semanas em um Balão” oferece entretenimento para todos os espectadores. “Os pequenininhos se divertem com a cor, com a dança, com a música. E as pessoas de cada idade vão se divertindo com diferentes aspectos que transmitimos na montagem”, comenta Joyce Salomão. “Não tem classificação etária: é um espetáculo para a família toda”.

Mais atrações – Também na próxima semana, o Teatro Amazonas vai receber outras duas atrações do 7º Festival Música na Estrada. No dia 5 de dezembro, às 20h, o violonista e compositor Sebastião Tapajós, de Alenquer (PA), apresenta seu show “Por entre as árvores”. No dia 6, no mesmo horário, tem o Spok Quinteto, versão concisa da SpokFrevo Orquestra, do Recife, embalando a plateia local ao som do celebrado ritmo pernambucano.

Realizado desde 2011, o Música na Estrada promove programações gratuitas de arte e cultura nos Estados do Norte do Brasil, promovendo acessibilidade, formação de plateia e aprimoramento musical através do intercâmbio e da valorização de conteúdos artísticos de diversas regiões do País. Em sua sétima edição, o Festival passa por Belém, Brasília, Manaus, Santarém (PA), Porto Velho e, no ano que vem, por Boa Vista e Macapá.

PEÇA: A Companhia
Fundada em 2013 por Joyce Salomão e Cristiano Salomão, a Sabre de Luz Teatro a companhia investiga a linguagem da performance e da dança contemporânea, preocupando-se com os movimentos, contando suas histórias através do corpo com um forte impacto visual. Além de “Cinco Semanas em um Balão”, outros espetáculos no repertório da companhia são “Dalí” e “O esquisito jardim do Sr. Estranho”. No ano que vem, a trupe deve estrear uma nova montagem baseada na obra de Júlio Verne: “Da Terra à Lua”.

FICHA TÉCNICA
Espetáculo “Cinco Semanas em um Balão”
Criação: Sabre de Luz Teatro
Texto e direção: Joyce Salomão
Elenco: Cristiano Salomão, Nino Belucci e Joyce Salomão
Cenografia e figurinos: Sabre de Luz Teatro
Adereços: Nino Belucci
Trilha Sonora: Gustavo Barcamor
Iluminação: Ronny Vieira
Produção: Sabre de Luz Teatro

SERVIÇO
Festival Música na Estrada apresenta “Cinco Semanas em um Balão”

Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Dias 5 e 6 de dezembro, às 11h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Contato para agendamento de escolas: cpedagogica@cultura.am.gov.br

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close