Ciama apresenta boas práticas para o beneficiamento do açaí, em Benjamin Constant

O terceiro dia de curso do Projeto Fruticultura com açaí, capacitou 82 participantes de Benjamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte

Seguindo a programação do terceiro dia do Projeto Fruticultura com açaí de Benjamin Constant, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), foi realizado nesta quinta-feira (09/06) o curso de Beneficiamento do Açaí, com aulas teóricas e práticas, na sede do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A engenheira de alimentos da companhia, Aline Guimarães, abordou sobre todas as etapas do beneficiamento do fruto, desde a coleta até o produto final para um público de 82 participantes, entre eles produtores indígenas e rurais, batedores, técnicos municipais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Produção Rural.

FOTOS: Divulgação/Ciama

Segundo Aline, o público superou as expectativas. “Inicialmente tínhamos 50 inscritos, mas a procura foi grande”, destacou a engenheira que, além da teoria, levou os participantes para a mini-indústria, trazida especialmente para a parte prática deste curso, onde demonstrou todo o processo de beneficiamento do fruto até chegar ao vinho, produzido dentro do que rege as legislações sanitárias, com todas as boas práticas, apontando absolutamente todos os riscos de contaminação do fruto, desde a colheita, ao processamento da polpa, medição e necessidade de refrigeração/congelamento e rotulagem.

Participante do curso, o agricultor João Costa da Silva, presidente da Associação da Estrada Umarizal, está entusiasmado para começar a trabalhar com o açaí e, inclusive, estender o cultivo para a comunidade que abriga cerca de 340 outros agricultores. “Depois dos conhecimentos adquiridos aqui, pretendo ser um multiplicador na minha comunidade e levar a cultura do açaí como mais uma fonte de renda para a minha comunidade”, disse.

O projeto prossegue na sexta-feira (10/06), com a parte voltada para a economia, o mercado, gestão de custos e precificação.

Related Articles

Check Also

Close
Close