Cetam realiza pesquisa sobre demandas por cursos

Pesquisa ajudará instituição a escolher cursos a serem ofertados na capital e interior

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) divulgou, nesta quarta feira (06/04), pesquisa sobre “A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Amazonas”. Trata-se do diagnóstico das demandas por cursos técnicos e de qualificação profissional realizado nos dez maiores municípios amazonenses.

O resultado desse mapeamento pode ser encontrado, na íntegra, no site do Cetam: www.cetam.am.gov.br. No período de 28 de abril a 7 de agosto de 2021, foram ouvidos moradores de Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tabatinga, Maués, Tefé, Manicoré, Humaitá e Iranduba.

Diante do resultado, a equipe acadêmica da instituição irá organizar os próximos editais para ofertas de cursos, de modo a atender as expectativas dos candidatos que buscam se qualificar.

Os cursos técnicos que despertam maior interesse entre os moradores ouvidos nas referidas localidades são: Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Administração, Contabilidade, Secretariado, Estética, Turismo e Segurança do Trabalho.

Já os cursos de qualificação profissional mais procurados são: Informática Básica, Informática Avançada, Assistente administrativo, Libras, Promotor de vendas, Maquiagem e Tranças e penteados.

Comissão de Pesquisa – O Cetam conta com uma Comissão de Estudo e Pesquisa. A autarquia também faz parte do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Conselho de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti).

A Comissão de Estudo e Pesquisa do Cetam é presidida pelo diretor-presidente da autarquia, o Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, e formada também pelos professores Salatiel Gomes, Lucimar Jacinto e Josiany Dantas, além da assistente social Tainá Teixeira.

“Seguindo a orientação do governador Wilson Lima, o Cetam está promovendo o desenvolvimento de pesquisas e inovação para a área da educação profissional e tecnológica”, informou o professor José Augusto, acrescentando que isso vem ocorrendo desde o ano passado, com a criação da Comissão cujas ações estão sendo ampliadas por meio de publicações e parcerias interinstitucionais.

Edital – Ainda neste ano acontecerá o lançamento de um edital de Incentivo à pesquisa, específico para a EPT. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Amazonas que, por meio do Cetam e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), fomentará 20 projetos de pesquisa em EPT.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close