Centro Integrado de Combate e Controle destaca ação de segurança pública para os Jogos Olímpicos de 2016 em Tribuna Popular

Facebook
Twitter
WhatsApp

As operações do Centro Integrado de Combate e Controle (CICC) para garantir maior qualidade na segurança pública nos Jogos Olímpicos 2016, a exemplo do que foi feito durante a Copa do Mundo de 2014, foi um dos pontos em destaque pelo secretário executivo adjunto de Segurança para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, durante a Tribuna Popular, em homenagem aos dois anos do CICC em Manaus. A iniciativa, realizada nesta terça-feira (10), é de autoria do vereador Amauri Colares (PROS).

MANAUS 10.11.15 - VEREADOR AMAURI COLARES(PROS) HOMENAGEIA CORONEL DAN CAMARA DURANTE SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). (E/D VEREADOR AMAURI COLARES(PROS)/JONATAS CAMARA/DAN CAMARA/VEREADOR WILKER BARRETO(PHS) FOTO:TIAGO CORREA/CMM.
FOTO:TIAGO CORREA/CMM.

De acordo com Dan Câmara, o sistema de comando e controle integrado com vários centros de segurança, implementado durante a Copa de 2014, está sendo aprimorado para melhorar todos os produtos e serviços entregues à sociedade. O CICC já realizou dois testes das operações integradas, o Arena XIX e o Arena XX, durante os dois jogos da seleção olímpica contra a República Dominicana, realizado no dia 9 de outubro e contra o Haiti no dia 12.

“Trabalhamos com centros integrados de controle móveis, centros locais instalados nos lugares onde os eventos acontecem, com toda a estrutura de comando e controle envolvida com o escopo da operação”, ressaltou o secretário executivo, acrescentando que a economia de recursos é um dos principais objetivos do sistema de comando. “Quando não se tem planejamento e coordenação integrada, acaba desperdiçando recursos e deixando de atender no contexto geral a sociedade. O sistema de comando e controle evita que isso aconteça”, completou Dan Câmara.

Durante a homenagem, que contou com a presença do pastor Jonas Câmara, delegados, policiais e servidores do órgão, o autor da proposta entregou ao secretário executivo do CICC, coronel Dan Câmara uma placa em homenagem aos relevantes serviços de segurança pública prestados à população com competência e organização, desempenho e dedicação à frente do órgão.

“É uma homenagem justa pelo exercício desenvolvido com coragem e rigor para garantir uma segurança de qualidade à cidade de Manaus. É importante reconhecer o trabalho realizado pela secretaria de Segurança para Grandes Eventos, e da mesma forma reconhecer o trabalho do coronel Dan Câmara à frente do órgão. “Talvez não exista no Brasil uma secretaria de Segurança tão organizada quanto a nossa. Manaus é exemplo a todas as capitais do país. Por isso, quero parabenizar o coronel Dan Câmara pelo excelente trabalho desenvolvido”, frisou Amauri Colares.

MANAUS 10.11.15 - CORONEL DA PM DAN CAMARA DISCURSA NA TRIBUNA POPULAR DURANTE SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM.
FOTO:TIAGO CORREA/CMM.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS) ressaltou que a experiência adquirida pelo CICC, será garantida nos Jogos Olímpicos de 2016. “Parabéns a toda a equipe. A homenagem é justa e essa placa é extensiva a todos os que compõe o Centro Integrado. A Câmara cumpre o seu papel em dar oportunidade no canal aberto para que a população conheça o esforço silencioso que faz toda uma equipe envolvida para dar tranquilidade à cidade de Manaus”, acrescentou o presidente.

O vereador Joelson, por sua vez, também parabenizou o trabalho estratégico desenvolvido por Dan Câmara no sentido de melhorar a qualidade da Segurança à população. “Parabenizo toda a corporação do Centro Integrado de Controle e Comando pelo grande trabalho realizado”, elogiou Joelson Silva.

“De fato precisamos do Centro Integrado com uma Polícia eficaz, efetiva e mais organizada”, disse a vereadora Socorro Sampaio (PP). “O Amazonas saiu na frente na referencia para o mundo em termo de organização e planejamento da Segurança, a exemplo das ações estratégicas durante a Copa do Mundo”, completou o vereador Roberto Sabino (PROS).

Na mesma linha, os vereadores Arlindo Júnior (PROS), Elias Emanuel (PSDB) e a vereadora Pastora Luciana (PP), também enalteceram o trabalho do CICC.

Sobre o CICC

O Centro Integrado de Combate e Controle é referencia nacional em integração e excelência na prestação de serviços integrados de segurança ostensiva, judiciária, ambiental, socorro, transito, defesa civil e inteligência. Tem a missão de oferecer ao Estado do Amazonas, em parceria com a comunidade e agencias parceiras das esferas de governo federal, estadual e municipal.

O órgão trabalha com escopo de atuação no tratamento de informações e geoprocessamento, relacionamento com sociedade pelos telefones 190 e 193, analise estatística e definição de metas, gestão e coordenação integrada, operações interagências, crises, grandes acidentes e catástrofes e grandes eventos. Entre os principais objetivos está a economia de meios, recursos humanos especializados e informações em tempo oportuno.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS