Celebrando a negritude, Garantido fecha segunda noite do Festival de Parintins

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rainha do Folclore do Boi Garantido, Edilene Tavares (35). Segunda noite do 55 Festival De Parintins 2022 realizada no Bumbódromo de Parintins em Parintins, AM. (Foto: Bruno Zenaldo/Secom)

Celebrando a negritude e o combate ao racismo, o boi-bumbá Garantido fechou a segunda noite do 55° Festival de Parintins, neste domingo (25/06). A diversidade cultural do Brasil também foi destacada pelo boi do coração na testa, na arena do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo.

A cantora Márcia Siqueira, uma das levantadoras do boi do povão, falou da emoção de homenagear a cultura afro e tudo que ela representa para o Brasil e para a Amazônia. “Mais uma noite de emoção. Essa edição do Festival de Parintins, o festival dos festivais, é um retorno dessa festa tão querida, tão esperada. Todas as influências que nós temos. Uma noite emocionante, de muito axé, de muita luz, disse.

A merendeira Delci Rocha fez parte da galera pela primeira vez. Acompanhada da filha, que passou o amor pelo Garantido para a mãe, ela disse que o coração estava transbordando de felicidade por estar no Bumbódromo. “De geração em geração. Começou por essa menina aqui, que dançava maravilhosamente bem lá em Presidente Figueiredo, onde a gente morava. E ela veio morar para cá e agora eu acompanho todos os anos”, disse.

Boi Bumbá Garantido e o Tripa do Boi – Denildo Piçanã (50) e Amo do Boi Garantido, João Paulo Faria (33). Segunda noite do 55 Festival De Parintins 2022 realizada no Bumbódromo de Parintins em Parintins, AM. (Foto: Bruno Zenaldo/Secom)

Jéssica Dias, filha de Delci, recorda que o amor pelo Garantido começou ainda na infância e agora pôde trazer a mãe para compartilhar a brincadeira de boi-bumbá. “Trouxe ela. É a primeira vez dela para sentir essa emoção”, acrescentou.

Acessibilidade – A edição de 2022 do Festival também promoveu espaço inclusivo para Pessoas com Deficiência (PcDs) no Bumbódromo. Ao todo, foram 180 credenciados, entre PcDs e acompanhantes beneficiados na área exclusiva.

Segunda noite do 55 Festival De Parintins 2022 realizada no Bumbódromo de Parintins em Parintins, AM. (Foto: Bruno Zenaldo/Secom)

É o caso da professora Marina Colares que trouxe sua irmã parintinense para prestigiar a disputa dos bois. “Pela primeira vez a acessibilidade. É muito importante estar aqui no camarote. Ela é apaixonada pelo Garantido. Nós estamos muito felizes por esse momento. É a cultura popular, Parintins para o mundo ver. Somos parintinenses e estamos muito felizes nesse momento”, acrescentou.

O Festival Folclórico de Parintins é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A disputa segue até este domingo (26/6), como último dia de apresentação dos bois.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS