‘Castramóvel’ realiza mutirão de castração em Presidente Figueiredo, neste sábado (09/04)

Agendamentos serão realizados nesta sexta-feira (08/04), na Escola Municipal Mário Jorge Gomes da Costa

A Unidade Móvel de Castração, administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), irá realizar um mutirão de atendimentos no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A ação será neste sábado (09/04), com expectativa de castração de 95 animais, entre cães e gatos.

Nesta sexta-feira (08/04), a equipe do castramóvel realiza, das 10h às 16h, o agendamento dos animais que serão atendidos no sábado. Os interessados devem comparecer na Escola Municipal Mário Jorge Gomes da Costa, na rua Jacareúba, 400, bairro Honório Roldão, portando RG, CPF e comprovante de residência.

Os agendamentos serão realizados com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município, que já realizou um levantamento prévio da população interessada.

FOTOS: Divulgação/Sema

As cirurgias de esterilização serão realizadas no pátio da Escola Municipal Mário Jorge Gomes da Costa, onde o castramóvel estará estacionado. No sábado, o atendimento não será por ordem de chegada, e sim conforme horário informado no ato do agendamento.

Os cadastrados deverão comparecer com o animal em jejum de no mínimo seis horas e portando documentos de identificação – RG e CPF. O animal será liberado no mesmo dia do procedimento, quando receber alta do veterinário.

Só serão atendidos animais que já estavam cadastrados. Não haverá possibilidade de reagendamento ou cadastro de novos animais.

A veterinária e responsável técnica do castramóvel, Gabriela Imakawa, assinala a importância do procedimento.

“O procedimento cirúrgico da castração é a maneira mais eficaz que temos hoje de esterilização de cães e gatos, visando diminuir o controle populacional. Dessa forma a gente diminui crias indesejadas, abandono e aumento de zoonoses nas cidades e dos municipios”, afirmou.

Em paralelo à castração, outros atendimentos serão realizados no dia da ação, por meio do Projeto Upinhavet, iniciativa da deputada estadual Joana Darc junto à Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A Upinhavet realizará consultas, vacinação viral e antirrábica, vermifugação, corte de unha, limpeza de ouvido e dará orientações veterinárias em geral. Para estes serviços, serão distribuídas 300 senhas, das 9h às 13h. Não é necessário agendamento, será por ordem de chegada.

Related Articles

Check Also

Close
Close