Canteiros centrais de avenida receberão cinco mil mudas ornamentais e trabalho de sensibilização

A Prefeitura de Manaus começou a revitalização de 2,5 km de canteiro central da Avenida Senador Álvaro Maia e fará um trabalho de sensibilização dos foliões durante as festas carnavalescas previstas para a área, para evitar depredações e perdas. As festas acontecerão neste domingo, 1º de fevereiro, e no próximo final de semana, no dia 08/02.

bou2

 Pelo menos 15 dos 75 canteiros de plantas da via já receberam mudas ornamentais e serviços de construção de calçadas, meio-fio, pintura e limpeza. O trabalho é desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf).

 Os canteiros que já receberam mudas serão isolados, com as equipes trabalhando no entorno para sensibilizar os participantes a não pisar, nem quebrar as mudas. Aproximadamente cinco mil mudas deverão ser plantadas ao longo de toda a extensão da via. O plantio começou na última segunda-feira, 26.  Neste domingo, quando acontece a festa do Esquenta da Banda do Boulevard, equipes de educação ambiental da Semmas e da Semulsp estarão na área fazendo a abordagem aos brincantes. O mesmo acontecerá no próximo dia 8. Uma reunião realizada nesta sexta-feira, 30, na sede da Semmas, fechou os detalhes da operação.

 A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, considera oportuna a iniciativa e faz um apelo à população para que respeite o esforço da Prefeitura de Manaus em melhorar a qualidade ambiental da cidade, e que se divirta sem causar danos às mudas. Para o subsecretário municipal de Limpeza Pública, Eisenhower Campos,  a ideia é realizar uma experiência piloto em que seja possível mostrar que a Prefeitura de Manaus está presente não só nas ações de revitalização, mas também no cuidado com o que foi feito.

 Além das mudas ornamentais, os canteiros estão recebendo também espécies arbóreas que deverão compor o paisagismo no local. Segundo o Departamento de Arborização e Paisagismo (Deap), da Semmas, o trabalho deverá se estender por mais duas semanas. De acordo com o Deap, para compor o paisagismo foram escolhidas espécies que se adaptam ao clima e às condições do local, a exemplo de palmeiras areca, crótons, minialamandas, miniixoras, espada-de-são-jorge e helicônias.  Entre as espécies arbóreas, foram plantadas mudas de ipês amarelo, branco e rosa, com mais de 1,80 metro de altura, conforme prevê o Plano Diretor de Arborização de Manaus.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close