Câmara vai adotar medidas preventivas contra o Coronavírus

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Joelson Silva (PSDB), reúne-se neste sábado (14) com diretores do poder legislativo, para definir medidas preventivas e de conscientização no combate ao Covid-19, o Coronavírus. Após a confirmação do primeiro caso da doença na capital amazonense, que deixou em alerta a população, o chefe do legislativo anunciou para esta segunda-feira (16), a realização de uma coletiva à imprensa para explicar quais procedimentos serão adotados de agora em diante pela Câmara sobre o assunto.

A suspensão das atividades de plenário não é cogitada, pelo menos neste momento, mas tudo será definido após uma ampla discussão que deverá envolver, inclusive, os demais parlamentares.

“Em princípio, iremos adotar medidas de prevenção para resguardar a vida dos servidores e das pessoas que passam pelo órgão, principalmente daquelas mais propícias ao Coronavírus, que são os nossos idosos. Ouviremos especialistas no assunto e já estamos providenciando meios de prevenção para serem usados aqui”, disse Joelson Silva, acrescentando que, também estarão na reunião os vereadores Ewerton Wanderley (sem partido), Isaac Tayah (PSDC) e Marcelo Serafim (PSB), todos da área de saúde.

O presidente informou, ainda, que a Câmara também seguirá as orientações definidas pelo governo federal em relação às ações de prevenções.

“Temos que ficar antenados para o surgimento de novos casos e evitar ao máximo essa enfermidade que está afetando mundialmente a população”, observou.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o Amazonas tinha 15 casos notificados até a sexta-feira (13). O único confirmado foi de uma senhora de 39 anos.

Transmissão

A transmissão do vírus geralmente ocorre pelo ar ou no contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Cuidados

Entre os sintomas do Coronavírus estão tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros. Para se proteger da doença, as pessoas devem fazer uma higiene das mãos, evitar aglomerações e viagens, entre outros.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/
Close