Cabo Maciel defende uso dos navios Hospital da Marinha contra a Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp

O deputado estadual Cabo Maciel (PL), membro da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), protocolou junto à Mesa Diretora expediente solicitando a viabilização junto ao 9º Distrito Naval do uso dos navios de Assistência Hospitalar da Marinha do Brasil no combate ao novo coronavírus. Outros deputados subscreveram sua propositura.

Em sua justificativa, Cabo Maciel defende que os Navios de Assistência Hospitalar (NASH) têm por missão realizar atendimentos médicos e odontológicos nos “Pólos de Saúde”, por meio das Operações de Assistência Hospitalar (ASSHOP) às populações ribeirinhas, a fim de implantar uma mentalidade de saúde e cuidados de higiene, além de manter uma vigilância epidemiológica e combater endemias. As operações assistenciais na região amazônica tiveram início em 1984. Os Navios prestam atendimento às populações ribeirinhas por ocasião de suas passagens pelas localidades.

A logística para tal atendimento é feita de acordo com a programação estabelecida pelo Comando do 9º Distrito Naval e pelo Comando da Flotilha do Amazonas. A bordo, há uma equipe de saúde que atua nas áreas médica e odontológica, podendo realizar exames laboratoriais de análises clínicas, dermatológicos e radiológicos, além de partos, pequenas cirurgias, tratamento odontológico e vacinação em larga escala.

Ao concluir, Cabo Maciel afirma em seu expediente que vem solicitar como forma de indicação que o mesmo contrato firmado entre Marinha do Brasil e o Estado do Acre possa de igual forma ser firmado entre o Governo do Estado do Amazonas e Marinha do Brasil, estes navios seriam usados no apoio ao combate da Covid-19, poderiam atuar nas calhas do médio e baixo amazonas, próximo aos municípios polos de nosso Estado, como por exemplo Itacoatiara (distante 175 km de Manaus em linha reta), Parintins (distante 369 km da Capital) e outros, o uso desses navios iriam ser de grande importância e poderiam amenizar o eminente colapso na saúde pública de nosso Estado, provocado pelo novo coronavírus.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS