Ao comemorar 138 anos na próxima sexta-feira, 11 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) presta homenagens a personalidades que contribuíram significativamente com a corporação e com a sociedade. Treze pessoas, entre civis e militares de outros Estados, irão receber a Medalha “Imperador D. Pedro II”, a mais alta comenda do CBMAM e mais 26, a Medalha do Mérito Bombeiro Militar “Leogevildo Coelho”.
“Nós queremos comemorar mais um ano de atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, reconhecendo o trabalho de nossos militares e também daqueles que, mesmo em outros Estados, contribuíram com nossa corporação”, enfatizou o comandante geral do CBMAM, coronel Roberto Rocha.
Entre os agraciados estão os comandantes dos Corpos de Bombeiros dos Estados do Pará, Acre, Maranhão e Tocantins. A solenidade será realizada no Quartel Geral do CBMAM, localizado no bairro Petrópolis, às 20h.
Histórico das Medalhas – A Medalha “Imperador D. Pedro II” foi instituída pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, através do Decreto n°. 25.717, de 9 de março de 2006, sendo modificada pelo Decreto n°. 27.843, de 27 de agosto de 2008 e é destinada a premiar Oficiais Superiores do CBMAM, militares das Forças Armadas ou auxiliares e cidadãos, que tenham prestado notáveis serviços à corporação.
Do mesmo modo, a Medalha do Mérito Bombeiro Militar “Leogevildo Coelho”, a segunda maior comenda da instituição, destina-se a premiar bombeiros civis e militares da própria corporação, que tenham contribuído para o fortalecimento, progresso e o desenvolvimento do CBMAM perante a sociedade amazonense.
Conquistas – No primeiro semestre de 2014, o Governo do Amazonas implantou duas novas bases do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas no interior do Estado. Os municípios de Rio Preto da Eva e Tabatinga têm agora estrutura física e pessoal para o atendimento de situações de emergência, diminuindo positivamente o tempo-resposta da corporação diante das ocorrências.
Além disso, o CBMAM passou a contar, a partir deste mês, do apoio de um helicóptero multimissão para o resgate de vítimas em estado grave em toda a Região Metropolitana de Manaus (RMM), que necessitam do deslocamento imediato para as unidades hospitalares. Neste primeiro semestre, a corporação reforçou o efetivo, com a entrada de 269 soldados, que estão atuando em diversos setores, para melhor atender a sociedade, elevando para 768 o número de bombeiros militares no Amazonas.