A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta sexta-feira (25/08), o cenário atualizado da Covid-19 no Amazonas. O documento está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).
O boletim apresenta análise do cenário de Covid-19 nos últimos dois meses (de 18 de junho a 19 de agosto), dando destaque para os últimos 21 dias analisados (30 de julho a 19 de agosto). O registro de casos passou de 97 para 55 casos semanais no comparativo, respectivamente, das Semana Epidemiológica (SE) 31 (30 de julho a 5 de agosto) e da SE 33 (13 a 19 de agosto).
Foram confirmados casos em 15 municípios do estado, sendo a maioria dos casos, nos últimos dois meses, com ocorrência em adultos (de 20 a 59 anos), com 68% dos casos. Nos últimos dois meses, foi registrado um óbito por Covid-19 e 30 hospitalizações por Covid-19 no Amazonas.
Desses, 43% apresentaram pelo menos um fator de risco, como cardiopatias, hipertensão e imunodepressão. Dos hospitalizados, 23 estavam contemplados para a vacinação contra a Covid-19 (6 meses de idade ou mais), mas 15 deles não possuíam esquema vacinal atualizado contra a Covid-19.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, alerta que, desde quando a vacinação contra a Covid-19 passou a estar disponível, a FVS-RCP orienta a manutenção do esquema vacinal que contribui para o controle da doença. “Ao se vacinar, a população está fortalecendo as ações de saúde para reduzir o número de casos, hospitalizações e mortes. Se o esquema vacinal não for atualizado, esse objetivo pode ser prejudicado, dificultando o controle”, destaca a diretora.
Vigilância genômica
A vigilância genômica, por meio do sequenciamento genético, destaca que o Amazonas apresenta circulação predominante da subvariante BA.2 da linhagem Ômicron.