Bibliotecas virtuais são opções de acesso à informação

Com a facilidade que a internet proporciona a seus usuários, e, apesar de muitas pessoas não dispensarem o livro físico, muitos estão deixando de ir até às bibliotecas para pesquisarem nos acervos digitais.

bv_2

A Secretaria de Estado de Cultura disponibiliza a Biblioteca Virtual do Amazonas, que oferece um enorme acervo de obras regionais resgatando e preservando a difusão da memória cultural do Estado e o provimento do amplo acesso ao seu conteúdo.

Outra opção para os leitores é a Biblioteca de Domínio Público, desenvolvida pelo Ministério da Educação e que possui uma grande variedade de arquivos, divididos em textos, imagens, arquivos de som e de vídeo. O site conta com um extenso acervo de publicações na área da educação, além de diversas músicas eruditas brasileiras, inúmeros textos de literatura infantil e compilados sobre a Lesgilação Educacional.

Todo o conteúdo disponibilizado no site são obras que já estão em domínio público ou possuem a sua divulgação autorizada. Uma produção entra em domínio público quando não incidem mais direitos autorais dos escritores e artistas sobre seu trabalho. Direitos estes que expiram em 70 anos a serem contados a partir do mês de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor, segundo a Lei 9.610/98. A obra pode, desse modo, ser reproduzida sem a autorização do autor, editor ou de quem os representem.

Quando foi criada, em 2004, a biblioteca contava com 500 obras. Hoje tem aproximadamente 200 mil títulos cadastrados e já registra mais de 30 milhões de visitas tornando-se referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Para acessar a Biblioteca de Domínio Público, clique aqui.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close