Mais de quatro mil livros estão disponíveis para quem precisa realizar pesquisas na Biblioteca da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), também durante o recesso parlamentar. A Biblioteca não suspendeu seus serviços e está de portas abertas para quem precisar. Não é necessário fazer cadastro, basta se dirigir ao local e pedir o auxílio dos funcionários que estão trabalhando. O horário de funcionamento da Biblioteca da Aleam é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
As pesquisas e consultas são livres para o público em geral e o empréstimo de livros é permitido para todos os servidores da Aleam, sendo necessário ao servidor efetivo apenas apresentar seu crachá funcional e efetuar um cadastro na própria Biblioteca. Já ao servidor comissionado é preciso também um memorando do setor ou gabinete em que está lotado.
A Biblioteca foi criada em 18 de junho de 1983, e começou a funcionar no Palácio Rio Branco, antiga sede do Poder Legislativo Estadual. Atualmente a Biblioteca funciona na Avenida Mario Ypiranga Monteiro, nº 3950, Bairro do Parque 10 (antiga Avenida Recife), na sede da Aleam.
De acordo com a Gerência de Biblioteca, estão disponíveis livros nas áreas de Direito, Ciências Políticas, Administração, Contabilidade, Economia, Biografias, Literatura Brasileira e Universal, Gramática, Literatura Amazonense, Educação, Legislação e Parâmetros, História Geral e do Brasil, História Regional, Geografia Geral, do Brasil e do Amazonas, Filosofia, Sociologia, Física, Química e Matemática e outras obras, incluindo títulos em braile, que são procurados pelo público externo.
No ano de 2014 foram realizados 1.275 empréstimos e os livros mais procurados foram nas áreas de Direito, Administração e Contabilidade. Ainda de acordo com os dados da Gerência de Biblioteca, foram contabilizadas cerca de 170 pesquisas via internet, para alunos das redes públicas e particulares de ensino, que buscaram esse serviço.