O deputado Bi Garcia (PSDB) durante pronunciamento, no grande expediente no Plenário Rui Araújo, na manhã desta quarta-feira (8) parabenizou a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) pela rapidez na liberação das mercadorias retidas por conta da greve dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Seguindo a determinação da juíza da 3ª Vara Federal, Marília Gurgel de Sales, as mercadorias retidas pela greve, que iniciou no último dia 21 de maio, estão sendo liberadas pelos auditores da Sefaz , sem a participação dos funcionários da autarquia federal.
Após a decisão, o governador José Melo (PROS) pediu que a pasta entrasse em regime de plantão emergencial, neste último final de semana, para zerar o estoque de insumos e mercadorias que estavam com a liberação atrasada.
“O comércio e a indústria do Amazonas estavam muito preocupados com a greve. Eu concordo plenamente com a luta dos servidores da Suframa, apoio a equiparação dos salários destes funcionários com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), porém essa liberação feita pelos auditores da Sefaz foi muito rápida”, comentou o parlamentar.
Bi Garcia informou ainda que a Sefaz fez a liberação de 32 mil contêineres, quase 200 mil notas fiscais que chegam a investimentos de R$ 2 bilhões de reais e geram para o Estado uma receita de ICMS de R$ 150 milhões.
“Em um momento de crise econômica essas mercadorias retidas causam prejuízos incalculáveis para o Amazonas, por isso é importante ressaltar este trabalho da Sefaz”, concluiu o deputado.