Balanço da operação de testagens detecta dois casos de Covid-19 no Aeroporto Internacional de Manaus

Casos positivos estavam em dois voos diferentes procedentes de São Paulo

Novo balanço da operação de testagens para detecção do novo coronavírus identificou dois casos de Covid-19 de passageiros de dois voos diferentes, desembarcados no Aeroporto Internacional de Eduardo Gomes, na zona oeste de Manaus. O dado é referente aos últimos 15 dias e representa 0,22 % de detecção da doença, em 888 pessoas testadas no aeroporto. As testagens tiveram início no dia 31 de maio.

Um dos casos positivos foi detectado no dia 08/06, em um voo procedente de São Paulo. O segundo caso confirmado foi identificado no dia 10/06, em voo também vindo de São Paulo. Pela operação de testagens, os pacientes detectados com Covid-19 são orientados a ficar em isolamento domiciliar por, pelo menos, 14 dias. As amostras foram encaminhadas para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia) para o sequenciamento e identificação de novas variantes do vírus que já circulam em outras regiões do Brasil.

  A diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, destacou que, ao todo, até esta sexta-feira (18/06), foram realizados 768 testes de antígeno e 120 RT-PCR. “Trata-se de uma testagem voluntária, mas buscamos mostrar para a população a importância em aderir às testagens, como forma de contribuir para o monitoramento do vírus e suas variantes”, afirmou.


FOTO: Herick Pereira/FVS-AM

Tatyana acrescentou que os resultados dos exames são emitidos em até 15 minutos após a coleta da amostra e que as testagens constituem importante ferramenta para a análise do cenário epidemiológico de Covid-19 no Amazonas, incluindo as variantes do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

De acordo com a coordenadora da operação de testagens, enfermeira Evelyn Campelo, que está à frente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-AM), a testagem é voluntária e gratuita. “A meta é testar 30% da população que desembarca diariamente no aeroporto. As equipes de saúde estão abordando os passageiros que estão sendo muito bem recebidos por quem desembarca em Manaus”, afirmou.

Porto de Manaus – As testagens também estão sendo realizadas no Porto de Manaus. Até esta sexta-feira (18/06), foram realizados 319 testes RT-PCR na estação portuária, com passageiros de barcos que atracam no porto. Não foram detectados casos positivos do novo coronavírus.

Monitoramento – A ação de testagens é realizada pela FVS-AM e ocorre em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus).

A iniciativa conta com o apoio de 18 profissionais de saúde do quadro efetivo da SES, entre eles 10 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros e quatro farmacêuticos, que trabalham em plantão, abordando os passageiros no portão de desembarque, oferecendo o teste gratuito, bem como orientações de prevenção contra o novo coronavírus.

Referência – A FVS-AM é a primeira fundação pública estadual do país a reunir as vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e laboratorial. O órgão funciona, para atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Close