Autoridades da Saúde alertam para baixas coberturas e convoca a população para Dia D da multivacinação no sábado (11/06)

Campanha será realizado concomitantemente nos municípios do Amazonas

Para evitar a disseminação de doenças imunopreveníveis, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alerta para as baixas coberturas vacinais no estado e aproveita para convocar a população para o Dia D da multivacinação, no próximo sábado (11/06), em todo o estado.

Na capital, a ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no Parque Cidade da Criança, situado na zona centro-sul, a partir das 9h.

O Amazonas está com duas campanhas de imunização em desenvolvimento: a cobertura vacinal contra sarampo, que tem meta de 95%, atingiu 26,3%, nesta terça-feira (07/06). Já a campanha contra influenza, cuja meta é de 90%, chegou a 42,7%. A terceira campanha em andamento é a de Covid-19 que também tem meta de 90% e está em 70,6% no esquema vacinal primário (1ª a 2ª dose).

Além das coberturas das campanhas em andamento, também estão baixas as de rotina, que inclui as já previstas no calendário nacional do Serviço Único de Saúde (SUS). A cobertura das vacinas de rotina atuais são: BCG (80,6%), Rotavírus (50,6%), Pólio (52,6%), Pentavalente (52,6%), Meningite C (56,1%), Pneumocócica (59,7%), Febre Amarela (44%), Tríplice Viral (34,9%), Varicela (42,9%) e Hepatite A (50,5%).

“Nossas coberturas estão muito baixas e o resultado disso é o que estamos observando atualmente: retorno de doenças que já tinham sido erradicadas, como estamos vendo ocorrer com o sarampo. Esse ano, houve o registro de 1 caso confirmado em Manacapuru. Então, convocamos a todos para atualizar a caderneta de vacinação no Dia D, no próximo sábado”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A estratégia do Dia D é antecipar a oportunidade da população atualizar o esquema vacinal, respeitando os intervalos exigidos pelos imunizantes, como explica a coordenadora estadual do Programa Nacional Imunização (PNI), Izabel Nascimento.

“No próximo mês de agosto, nós teremos em nível nacional, uma campanha de multivacinação. No Amazonas, estamos realizando o Dia D no sábado para que, em agosto, nós possamos atender o intervalo mínimo das nossas vacinas e atualizarmos, mais uma vez, nosso calendário básico de vacinação e ampliarmos as nossas coberturas vacinais”, conclui Izabel.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Dia D

O Dia D de multivacinação ocorrerá no sábado (11/06), com a oferta de doses de vacina contra Covid-19, influenza, sarampo e demais imunizantes de rotina do calendário de imunização, em todos os municípios do estado.

O público do Dia D da multivacinação inclui os contemplados para imunização contra Covid-19 (população de 5 anos ou mais), sarampo (trabalhadores da área da saúde, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos), influenza (trabalhadores da saúde, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades e professores), além dos contemplados no calendário de vacinação de rotina.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Related Articles

Check Also

Close
Close