Autocuidado e saúde coletiva são trabalhados com alunos da zona sul de Manaus

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental fizeram trabalhos sobre tuberculose

Usar máscara protege da Covid-19 e não deixar água parada evita a dengue, mas como se proteger da tuberculose? A pergunta foi respondida pelos alunos dos terceiros anos da Escola Estadual (EE) Benício Leão, na zona sul de Manaus. Com orientações das professoras, eles falaram, em vídeo, o que é a doença, quais os sintomas, o tratamento e como se prevenir.

A professora do 3º ano 3, Luciele Oliveira, conta que usou aplicativo de mensagens e vídeos para explicar o trabalho e a importância de fazê-lo para a turma, além de dar orientações individuais sobre a pesquisa para o vídeo produzido pelos 26 estudantes da classe.

Ela acredita que esse tipo de conteúdo é importante para o desenvolvimento dos alunos e também para que eles aprendam a cuidar de si mesmos e do coletivo.

 

“É importante falar, principalmente no momento em que estamos vivendo. Hoje, falamos muito em Covid, temos que continuar falando, mas também temos outras doenças que estão aí, a dengue e a tuberculose são exemplos. A idade dos nossos alunos também é importante, estão aprendendo a conhecer o próprio corpo e como mantê-lo saudável”, explica a docente.

A gestora da escola, Ádila Marta, reforça que ensinar sobre a saúde individual e coletiva é fundamental para os alunos. “Trabalhar com temas voltados para a saúde é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral, principalmente no contexto pandêmico em que nos encontramos, em que a falta de cuidados com a saúde deixa a imunidade baixa, enfraquecendo o sistema de defesa do organismo e nos deixando mais propensos a contrair doenças e vírus”, pontua.

Atividade – Com o auxílio dos responsáveis, os estudantes fizeram desenhos e pesquisas para dar informações sobre a tuberculose. Cada um gravou seu vídeo e enviou para a respectiva professora, que publicou o compilado nas redes sociais da escola, disponibilizando a informação não somente aos demais estudantes e responsáveis, como para toda a comunidade escolar.

Participaram as turmas das professoras Zilda Andrade, Lucélia Coelho e Adriana Araújo, além da professora Luciele Oliveira, todas do 3° ano do Ensino Fundamental.


FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

Tuberculose – A doença é transmitida por via aérea, durante fala, espirro ou tosse da pessoa contaminada. A doença causa tosse, febre e fraqueza  e deve ser tratada de imediato para obter melhores resultados.

Mais informações sobre a doença podem ser encontradas no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM): www.fvs.am.gov.br.

Close