O ginásio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan) da Marinha, no Rio de Janeiro, sediou no último sábado (10 de janeiro), o Trials de luta olímpica. Ao todo, a competição selecionou 34 atletas nas modalidades livre, greco-romano e luta feminina para formar o time nacional de 2015. O time oficial de juniores também foi definido e entre os selecionáveis das duas categorias, o Amazonas terá nove representantes.
Os amazonenses começam o treinamento nacional nesta segunda-feira (dia 12), no Centro United World Wrestling das Américas, também no Rio de Janeiro. O corpo técnico da competição montou os times A e B onde os selecionados permanecem treinando permanentemente em solo fluminense até o dia 24 de janeiro para as principais competições da luta olímpica em 2015.
Atletas do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara), programa do Governo do Amazonas administrado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), os selecionados para o time B da categoria sênior no estilo livre foram Waldeci Silva (65kg), Paulo Victos Santos (86kg) enquanto Juan Bittencourt (97kg), confirmou sua vaga no time A. No estilo greco romano, Kenedy Pedrosa (66kg) também garantiu sua vaga.
Segundo o mais experiente da equipe, Waldeci Silva, o nível encontrado foi acima do esperado. “As lutas foram mais duras do que o previsto. O nível está muito bom e aqui está todo mundo muito bem treinado. Agora é treinar mais ainda e se garantir de uma vez por todas na seleção. A disputa está só no início”, disse o lutador que afirmou ainda que espera garantir seu lugar no time A. “Agora quero a vaga no time principal”, afirmou.
Juniores – Ainda no sábado, os principais juniores da modalidade entraram no tapete para assegurar uma vaga no time que disputa pela primeira vez, o mundial de luta olímpica que acontece em Pernambuco, no mês de agosto. No estilo livre, Matheus Andrei e Lucas Machado são o Amazonas na seleção. Já no feminino, os representantes do Estado são: Thalia Lopes (48kg), Andria Pimentel (55kg) e Brenda Oliveira (63kg)
Selecionados, os amazonenses encaram o brasileiro da modalidade dia 27 e 28 de fevereiro, o pan-americano nos dias 6 e 8 de maio em Havana, Cuba. Após estas competições, será definido os integrantes que irão disputar o mundial.