Assembleia oferece apoio a servidores que estão prestes a se aposentar

PPA_HF-10-573x381

Os servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas participaram, nesta terça-feira (22) à tarde, da palestra inicial do Programa de Preparação para Aposentadoria, que está sendo ministrado, em Manaus, pela assessora da Coordenação dos Recursos Humanos da Câmara dos Deputados, Carla Simão Chaves, que defendeu a necessidade de planejamento para a fase da vida que se inicia aos 70 anos de idade. Segundo ela, a aposentadoria compulsória do serviço público acontece aos 70 anos e é necessário que os servidores que serão aposentados tenham qualidade de vida.

O PPA objetiva orientar os futuros aposentados quanto à melhoria de suas qualidades de vida, seja no campo emocional quanto nas áreas de lazer e de alimentação. A aposentadoria representa, do ponto de vista psicológico e social, um momento estressante e de muita expectativa na vida do indivíduo e suscita reações muito ambivalentes, desde sensação de liberdade até sentimento de exclusão.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas, Jaqueline Ferreti Monteiro, as mudanças advindas com a aposentadoria requerem uma adaptação, nem sempre atingida pela maioria das pessoas. Jaqueline disse que caso não haja essa adaptação, “os resultados negativos, deste novo período, podem ser muito sérios e manifestar-se por depressão, isolamento, dificuldade de relacionamento com a família e outros”.

A diretora destacou a participação e parceria com o Tribunal de Contas do Estado – TCE, e reforçou a necessidade de planejamento para encarar essa nova fase da vida sem frustrações.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close