Assembleia homenageia instituições e pessoas que atuam em prol dos direitos dos idosos

De autoria do deputado estadual Luiz Castro (PPS), foi realizada no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta segunda-feira (16), uma Sessão Especial em homenagem às instituições e pessoas que atuam na promoção dos direitos da pessoa idosa, sob a presidência do deputado estadual Abdala Fraxe (PMN).

Segundo o deputado Luiz Castro, a sessão foi realizada em função do “Dia de Combate à Violência Contra os Idosos”, celebrado no dia 15 de junho, data propícia à reflexão pelas diversas formas de violência e para o reconhecimento de entidades que promovem a defesa e a ampliação dos direitos da melhor idade.

SESSAO-ESPECIAL_IDOSOS-573x381

O parlamentar, que também é membro da Comissão Parlamentar em Defesa da Criança, do Adolescente e o Idoso da Aleam, assinalou que considera os abusos à melhor idade uma das mais cruéis formas de violação dos direitos humanos. “Além da violência doméstica, infelizmente muito comum, vemos agressões contra os mais velhos até em espaços públicos e institucionais. Isso não pode continuar”, ressaltou.

Durante a sessão, Luiz Castro propôs que o Poder Público promova campanhas educativas e ações de atendimento digno aos idosos, resguardando os direitos da pessoa idosa, a fim de prevenir e erradicar à violência contra aqueles que, em idade avançada necessitam de saúde, de lazer e do respeito da sociedade.

Em seus discursos, a deputada Conceição Sampaio (PP), a representante do Fórum Permanente do Idoso, Valcilene de Oliveira, a presidente da Fundação Dr. Thomas, Marta Moutinho, o vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, Jorge Wagner Lopes, e o coordenador da Universidade Aberta da Terceira Idade UNATI/UEA, Euler Ribeiro, foram unânimes em afirmar da necessidade de se colocar em primeiro plano o direito do idoso a uma vida sem violência, com tratamento digno por parte do Poder Público, dos familiares e da sociedade. Para eles, esse tema tem como objetivo buscar o compromisso dos órgãos governamentais junto à sociedade, para combater a violência contra o idoso considerada uma grave violação aos direitos humanos.

Na ocasião, além da exibição de um vídeo institucional, retratando o constrangimento que muitos idosos sofrem, e da apresentação de dois grupos de danças formados por idosos, foram entregues placas comemorativas às pessoas e instituições que atuam na causa da pessoa idosa.

A sessão também contou com a presença do subsecretário municipal da Juventude, Rodrigues Guedes, representando o prefeito Artur Virgílio Neto (PSDB); do secretário de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, Antonio Eduardo Ditzel; do secretário executivo adjunto, Francisco Sobrinho, representando o secretário de Segurança, Paulo Roberto Vital; do defensor público geral em exercício, Rafael Barbosa; do titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, Luiz Veiga; e da coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, da Arquidiocese de Manaus, Maria das Graças de Castro.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close