Artur Neto participa da abertura do Fórum Nacional de Transporte Urbano e Trânsito em Manaus

MAMANAUS - 27-11-14 - FORÚM NACIONAL DE SECRERTÁRIOS. FOTO. ARLESSON SICSÚ. SEMCOM.IMG_6
Fotos: Arlesson Sicsú e Alex Pazuello

O prefeito Arthur Virgílio Neto participou, na manhã desta quinta-feira, 27, da abertura da 84ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O evento ocorreu no Tropical Hotel, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, onde Arthur cobrou maior envolvimento do Governo Federal com o problema da mobilidade urbana.

 O evento é organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Prefeitura de Manaus e reúne até esta sexta-feira, 28, gestores públicos de todo o país para o debate de ideias e propostas que possam contribuir para melhorar a mobilidade urbana nos grandes centros.

 Durante a reunião, o prefeito chamou a atenção para a necessidade de um maior envolvimento do Governo Federal com projetos que visam melhorar o transporte público e a malha viária, não só de Manaus, mas de todos os municípios com projetos e necessidades urgentes nesta área.

 “Se a mobilidade urbana fosse um problema só de Manaus, seria uma questão municipal, mas é um problema nacional. O país não vai avançar sem que o Governo Federal se envolva, de verdade, para solucionar a questão”, disse Arthur.

 Para o prefeito, uma das medidas que ajudaria a amenizar os problemas no transporte urbano, seria o repasse integral aos municípios das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), levando à atenuação das tarifas.

 “Uma solução verdadeira será com a implantação de um sistema de tecnologia superior, a desoneração dos impostos da cadeia produtiva dos coletivos e com a Cide em nossas mãos. Isso não deve sair dos cofres das prefeituras e sim dos cofres federais, pois o problema está em todo o país”, explicou.

Para o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires, os problemas são reflexos de falhas das administrações ocorridas nos últimos 50 anos, mas que podem ser corrigidas com bons projetos discutidos por técnicos e políticos.

O superintendente municipal de transportes urbanos, Pedro Carvalho, destacou que o Fórum sempre resulta em benefícios para a população em geral. Segundo ele, a troca de informações vai contribuir para a reestruturação que a prefeitura está realizando em Manaus.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, lembrou que os problemas nos municípios são os mesmos, porém algumas cidades avançaram na resolução deles.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close