Artur Neto completou 69 anos hoje. Conheça a história de Artur

artur neto manaus

 

Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto (Manaus, 15 de novembro de 1945) é um político e diplomata brasileiro, atual prefeito de Manaus, capital do estado do Amazonas. Pertence ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Filho do político amazonense Artur Virgílio Filho, Artur Virgílio Neto formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual foi orador do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira. É diplomata de carreira formado pelo Instituto Rio Branco.

Na juventude foi militante do PCB. Posteriormente foi filiado ao PMDB, PSB e ao PSDB, do qual foi um dos fundadores.

Candidatou-se a Deputado Federal em 1978 pelo MDB obtendo a 1ª suplência. Eleger-se-ia a este cargo na eleição seguinte, em 1982. Foi candidato a governador do Amazonas em 1986 pelo PSB, sendo derrotado por Amazonino Mendes. Pelo mesmo PSB foi eleito prefeito de Manaus em 1988, derrotando o ex-governador Gilberto Mestrinho. Ainda no início do mandato, em 1989, migrou para o PSDB, partido que havia ajudado a fundar no ano anterior, do qual ainda é membro. Novamente deputado federal em 1994, seria reeleito em 1998. Foi um dos líderes do governo Fernando Henrique Cardoso na Câmara, ocupando o cargo de Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Eleito senador em 2002, tornou-se líder da bancada do PSDB no Senado em 20031 . Como um dos lideres da oposição, foi um dos críticos mais firmes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi um dos principais protagonistas para a derrubada da CPMF.

Em 2006 foi novamente candidato ao governo do Amazonas, obtendo apenas 5,5% dos votos, na 3ª colocação.

Em 6 de agosto de 2009, em meio a denúncias contra o presidente do Senado José Sarney, defendeu o afastamento do mesmo e sofreu representação do PMDB, partido de Sarney, no Conselho de Ética do Senado. 13 dias depois, entretanto,o referido Conselho arquivaria, por unanimidade, a representação

Depois de 2 anos sem mandato político, Artur lançou sua candidatura a prefeito de Manaus para o período 2013-2016. Artur começou o jogo politico inicialmente desacreditado, sendo que, em suas primeiras matérias, afirmava que tentaria chegar forte ao segundo turno, em contra-afirmação a uma de suas adversárias que garantira vencer ainda no primeiro. Inicialmente Artur buscava um confronto direto com Eduardo Braga caso o mesmo entrasse na disputa3 que acabou não confirmando sua participação.

Iniciando a campanha, Artur já despontava como provável vencedor nas pesquisas, fato consumado em 7 de outubro, sendo que venceu o primeiro turno com 40,55% dos votos(385.855 votos), qualificando-se para disputar o segundo turno junto a comunista Vanessa Grazziotin que o havia derrotado na busca pelo Senado em 2010, esta que somou 19,95% dos votos. A eleição de 2012 marca simbolicamente a ressurreição politica de Artur, que depois da eleição vencida para o senado em 2002, colecionou sucessivas derrotas para a prefeitura de Manaus, governo do Amazonas e reeleição para o Senado, sendo que apenas na tentativa de reeleição para o senado o mesmo teve votação expressiva.

É filho de Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro e Isabel Vitória de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro; é casado com Maria Goreth Garcia do Carmo Ribeiro e pai de quatro filhos(Arthur Bisneto, Nicole, Juliano e Ana Carolina), sendo que Arthur Virgílio Bisneto, seu filho mais velho, é deputado estadual no Amazonas. Seu avôs e bisavô também tiveram carreira politica no estado, dois deles sendo senadores.

Fonte: Wikipédia

Por Daniel Manauara

Related Articles

Check Also

Close
Close