Arena da Amazônia terá três rodadas duplas e oito seleções nos torneios olímpicos de futebol

A Arena da Amazônia vai receber três rodadas duplas da primeira fase do torneio olímpico de futebol das Olimpíadas Rio 2016. Serão quatro jogos do torneio masculino, que devem acontecer nos dias 4 e 7 de agosto, e dois do feminino, no dia 9 seguinte.

FOTO-MICHAEL-DANTAS-SECOM-500x332
FOTO: MICHAEL DANTAS-SECOM

Com isso, oito seleções deverão vir a Manaus, sendo quatro masculinas e quatro femininas. A definição dessas seleções só deverá sair em março do ano que vem, quando acontecerá o sorteio das chaves.

As informações foram confirmadas nesta terça-feira, 7 de abril, pelo diretor presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Almeida, que aguarda para a próxima  terça-feira, dia 14, reunião com o Comitê Rio 2016 para tratar das questões operacionais envolvendo os jogos do torneio olímpico de futebol em Manaus. Quem virá a Manaus para a reunião com os órgãos do Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus é o diretor-executivo de operações do comitê, general Marco Aurélio Costa Vieira.

Do ponto de vista operacional, Aly Almeida garante que Manaus está preparada para realizar os jogos, levando em consideração a experiência bem sucedida na Copa 2014, ocasião em que a cidade foi considerada pela FIFA uma das melhores sedes em termos de organização e segurança.

Segundo o diretor presidente da FVO, a estrutura da Arena da Amazônia e dos equipamentos existentes em seu entorno será uma grande vantagem em termos de redução de custos para o Governo do Amazonas. A ideia é usar espaços como o Centro de Convenções Vasco Vasques e, assim, gastar o mínimo possível com as estruturas temporárias que servem de apoio para as equipes de serviços que vão atuar durante os jogos.

Para o treinamento das seleções, devem ser usados os estádios da Colina e Carlos Zamith, construídos para serem Centros Oficiais de Treinamento na Copa, além do estádio do Osvaldo Frota, na zona norte de Manaus, que deverá ser inaugurado em breve pelo Governo do Amazonas, e o estádio do Clube do Trabalhador.

A expectativa é que a cidade tenha uma movimentação maior do que a Copa com a presença das seleções. A previsão é de que elas comecem a chegar com antecedência de dez dias, antes do dia 4 de agosto para treinar e se aclimatar. Somente na hotelaria, foram solicitados 320 apartamentos pelo Comitê Olímpico para as seleções e delegações.

Horário dos jogos – Outro assunto que deverá ser abordado com o Comitê Olímpico é o horário dos jogos, que estão marcados para 12h e 15h. “Vamos sugerir a mudança, pois realizar partida de futebol em agosto, considerado um dos meses mais quentes em Manaus, não será nada agradável nem para os atletas nem para a torcida”, observa Aly Almeida, ao lembrar que na Copa também houve mudança de horário das partidas em Manaus em função do calor.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close